Depois de duas semanas, o reencontro com a bola. Começou ontem a segunda etapa da intertemporada do Paraná Clube, com treinos técnicos intercalados às atividades físicas. O técnico Caio Júnior só vai dar ênfase à parte tática a partir da próxima semana, quando terá praticamente todo o elenco à sua disposição. ?O trabalho nas próximas semanas será decisivo não só para a retomada do Brasileiro, mas para todo o período que teremos pela frente. É algo que refletirá nos cinco meses de competição?, disse o treinador paranista.
No primeiro treino, nada voltado ao posicionamento do time. Essa questão só será trabalhada na seqüência, quando Caio Júnior pretende inclusive testar variações táticas. ?Até aqui, jogamos sempre com três zagueiros. Quero o time preparado para atuar também com dois zagueiros, dependendo da necessidade da partida?, frisou. Neste primeiro treino técnico, os jogadores foram divididos em quatro equipes, em campos e metas reduzidos. ?O objetivo é deixá-los à vontade nessa readaptação ao contato com a bola?, explicou Caio.
Cinco jogadores – Neguete, Leonardo, Beto, Felipe Alves e Maicosuel -, todos vindo de lesões musculares, realizaram apenas treinos físicos específicos e a partir da próxima semana estarão liberados para os trabalhos em conjunto. Os cinco não participarão do primeiro coletivo desta fase, na próxima quinta-feira. Atletas suplentes também vão ganhar ritmo de jogo defendendo o Paraná B, na disputa da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense. No jogo de amanhã (frente ao São José), oito jogadores do grupo principal vão estar em campo: Peter, Cuca, Da Silva, João Vitor, Serginho, Gérson, Henrique e Zumbi.
Este número só não é maior porque a diretoria confirmou os empréstimos de Parral e Élton para o Guarani. Os dois seguem ainda hoje para Campinas. O ala vê essa transferência como a oportunidade de ganhar ritmo de jogo, pois conviveu com sucessivas lesões desde que chegou à Vila Capanema, ano passado. Ele tem contrato com o Paraná até 2008. Já Élton, prata da casa, vai ganhar experiência disputando a Série B.