Dois dias depois, o pênalti marcado em Fred na partida de abertura da Copa do Mundo segue repercutindo, tanto que até o presidente da Fifa, Joseph Blatter, se manifestou sobre o assunto e avaliou que o árbitro Yiuchi Nishimura acertou na decisão. Como não poderia deixar de ser, os jogadores da seleção brasileira também se manifestaram sobre o assunto e defenderam que o juiz japonês acertou na sua marcação, mesmo admitindo que o lance foi muito difícil.
O zagueiro Henrique defendeu a marcação do pênalti, mas disse não acreditar que a polêmica decisão possa trazer consequências para o time do Brasil na sequência da Copa. “A seleção é sempre visada. O lance era difícil, mas foi pênalti. As equipes vão jogar com a gente sabendo do nosso potencial. Independentemente da arbitragem, temos que nos concentrar em jogar, buscar nosso objetivo e conseguir vitórias”, disse o reserva brasileiro, em entrevista coletiva neste sábado na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).
Na última quinta-feira, Brasil e Croácia empatavam por 1 a 1, no Itaquerão, em São Paulo, quando Nishimura marcou pênalti de Lovren em Fred. Neymar, então, converteu a cobrança e encaminhou a vitória da seleção, que seria sacramentada com o gol marcado por Oscar nos minutos finais do jogo de abertura da Copa, fechando o placar em 3 a 1.
A decisão provocou revolta nos jogadores e na comissão técnica da Croácia, que avaliaram a marcação como “ridícula”. Preocupada com uma suposta pressão que os árbitros poderiam passar a sofrer em razão de um erro favorável ao Brasil, a seleção e a CBF contra-atacaram na última sexta-feira e divulgaram um vídeo em que Fred garante ter sofrido falta e afirma que nada vai afetar o foco da seleção.
Um dos destaques da vitória sobre a Croácia, Oscar também avaliou que houve pênalti e destacou que lances polêmicos serão recorrentes até o final da Copa, principalmente em razão da importância e repercussão das partidas. O meia ainda lembrou os supostos erros cometidos na última sexta-feira, nas vitórias de México e Holanda, sobre Camarões (1 a 0) e Espanha (5 a 1), respectivamente.
“Sempre vai ter lance polêmico, futebol é assim. Às vezes, é melhor ou pior para um dos times. Todo jogo de Copa é uma final, teve lance polêmico no jogo da Espanha, no jogo do México. Vai acontecer mais lance polêmico, tomara que não seja com a gente. O lance do Fred pode não ter sido tão claro, mas houve contato. É uma decisão muito rápida, e o juiz tomou, foi porque o jogador colocou a mão e o desequilibrou. Uma decisão tomada em uma fração de segundos pode decidir um jogo”, afirmou Oscar.