Foto: Valquir Aureliano/Tribuna

Erandir acredita que os jogadores podem passar a confiança necessária para que Giva permaneça.

continua após a publicidade

O técnico Givanildo de Oliveira retoma hoje o trabalho no Atlético cheio de moral com os jogadores. Questionado pelos torcedores e sem ainda ter engrenado no comando do Rubro-Negro (o aproveitamento dele é de apenas 39%), alguns atletas estão dando o apoio necessário para o treinador continuar no CT do Caju e decolar. Na partida de domingo contra o Santa Cruz, cada gol foi motivo para abraçar o pernambucano. E é com esse carinho que o elenco pretende converter as vaias, em palmas, na partida de sábado na Baixada contra o Goiás.

?A gente sabe que ele está passando um momento muito difícil aqui no Atlético. A pressão do torcedor em cima dele é muito grande e acho que nós, dentro de campo, devemos passar confiança para ele e mostrar que queremos que ele fique?, disse o volante Erandir.

Para o jogador, que já conhece Giva dos tempos de Fortaleza, para o técnico ficar é preciso o time vencer. ?Quando o Pedro Oldoni fez o gol todo mundo foi comemorar com ele para dar mais motivação a ele?, justificou Erandir, que foi um dos dois escolhidos para a entrevista coletiva de ontem.

Mais entusiasmado após a partida, ainda no domingo, o goleiro Cléber dedicou a vitória ao mestre. ?Fizemos a vitória para ele, que merece?, declarou. Se o grupo mantiver a promessa e jogar para Givanildo, o desempenho do treinador poderá melhorar na partida contra o Goiás, programada para as 16h de sábado.

continua após a publicidade

Por enquanto, em seis jogos, ele conseguiu duas vitórias, um empate e três derrotas, sendo duas delas no Estádio Joaquim Américo. Sob seu comando, o time marcou oito gols e tomou sete.

Para fazer uma comparação, Vinícius Eutrópio, que era interino, foi demitido com 41% de aproveitamento em nove jogos. Já o alemão Lothar Matthäus abandonou o clube com 83% dos pontos conquistados em oito jogos. Tentando melhorar esse desempenho de modestos 39% de aproveitamento, Giva poderá contar com o retorno do zagueiro Paulo André contra a nova equipe dos ex-rubro-negros Antônio Lopes e Riva Carli. Hoje e amanhã, o treinador programou dois coletivos para definir a equipe.

continua após a publicidade

Com Paulo André de volta, João Leonardo deverá deixar a equipe. A outra dúvida, se houver, será a possibilidade de um volante ser substituído por um meia de criação, que pode ser Evandro ou Fabrício.

Revelação do Sport é o novo reforço do Atlético

O meia Heider, de 19 anos, é o novo reforço do Atlético para a disputa do Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana. Revelação do Sport, ele vem em troca dos vários jogadores que o Furacão emprestou ao time de Recife. A apresentação dele, assim como a do atacante Neto Baiano, deverá acontecer nos próximos dias. Enquanto isso, alguns jogadores fazem o caminho contrário e deixam o CT do Caju, como os meias Cléverson e Simão e o atacante Ricardinho. Um zagueiro e um volante, que o técnico Givanildo de Oliveira tanto pede, por enquanto não há previsão de chegada.

Destro, com boa qualidade técnica e habilidoso, Heider é uma das principais promessas do Leão do Norte. Como na parceria firmada entre Atlético e Sport estava a possibilidade da vinda de um jogador a ser escolhido, no domingo à noite as duas diretorias entraram num acordo. O meia foi descoberto jogando torneios de várzea em Olinda e deve assinar contrato até dezembro. Em troca, vai mais um para a Ilha do Retiro.

Está praticamente definida a negociação envolvendo o meia Cléverson. Recuperado de uma contusão, ele não teve grandes oportunidades com nenhum treinador este ano e deve ser o oitavo jogador do Furacão no Sport. Já estão lá o zagueiro Durval, o lateral Ney Santos, o volante Ticão, os meias Wellington e Rodriguinho e os atacantes Ânderson Aquino e Jadílson.

Também estão saindo o meia Simão, negociado com a Portuguesa para a disputa da Série B, e o atacante Ricardinho, o Rei do Drible, que vai atuar com a camisa da Ponte Preta no Brasileirão. Agora, o elenco, que tinha 39 jogadores, será reduzido para 37 com a saída de três e a chegada de mais um. No entanto, ao analisar o elenco, Givanildo pediu mais um zagueiro e um volante, que não foram contratados ainda.