Jogadores da seleção com futuro indefinido

São Paulo e Madri – O meia Kaká, que renovou contrato com o Milan até 2011 durante a Copa do Mundo, mas foi procurado pelo Real Madrid para uma transferência, já admite, segundo o site italiano tuttomercato.com, que ficar no clube italiano pode não ser uma boa idéia se a Justiça italiana decidir pelo rebaixamento para a Série B (2.ª divisão).

A queda do Milan faz parte do pedido do promotor Stefano Palazzi na ?Operação Pés Limpos?, que investiga o escândalo de manipulação de resultados e pressão e chantagem sobre árbitros e jogadores, durante os últimos dois anos. O clube mais envolvido é a Juventus, que pode cair para a Série C1 (3.ª divisão) e perder os títulos nacionais conquistados nas últimas duas temporadas, mas o Milan também se envolveu no esquema, segundo as investigações.

?Se o Milan ficar na Série A eu certamente não vou me transferir; em caso contrário, veremos?, disse Kaká. Segundo o site, especializado em notícias sobre transferências de jogadores, o jogador, no entanto, preferiu desconversar.

A contratação de Kaká era uma das plataformas da campanha de Ramón Calderón, que assumiu a presidência do Real Madrid ao ser eleito no último domingo.

O assunto estourou durante a Copa, mas logo o Milan se apressou em acertar a extensão por mais três anos do contrato, que ia até 2008. Outro brasileiro que atua na Itália é cotado pelo clube: o volante Emerson, da Juventus.

O clube de Turim, que já admite um rebaixamento para a Série B como ?aceitável?, sabe que, nesse caso, não teria como segurar muitos de seus jogadores de Copa – só na final da Copa há oito jogadores da Juventus: os italianos Buffon, Zambrotta, Camoranesi, Cannavaro e Del Piero e os franceses Vieira, Thuram e Trezeguet.

Nada de faca

O Real Madrid negou que o atacante Ronaldo vá passar por uma cirurgia no joelho esquerdo. Em comunicado divulgado em sua página na internet, ontem, o clube informou que os médicos do clube simplesmente recomendaram repouso ao brasileiro.

?Ronaldo voltou do mundial com dores no joelho esquerdo, o que o levou a ser examinado pelos médicos do Real. Assim, pedimos ao jogador para descansar para preservar também o tendão do joelho direito. Para o momento, uma cirurgia está descartada?, informou o Real Madrid.

Na quarta-feira, o médico da seleção brasileira José Luiz Runco disse que Ronaldo vinha sofrendo de dores nos joelhos, causadas por uma calcificação da tíbia (que fica logo abaixo do joelho), e que uma cirurgia seria necessária para a remoção dos depósitos de cálcio. Ronaldo está de férias em Nova York, nos Estados Unidos.

Lei quer proibir ?estrangeiros?

Brasília – Apresentado na última terça-feira na Câmara dos Deputados em Brasília, o Projeto de Lei 7.283/06 proíbe a convocação, para a seleção brasileira de futebol, de jogadores que estejam atuando no exterior. Conforme o projeto, eles só podem integrar a seleção se estiverem jogando no Brasil nos 12 meses anteriores à competição internacional. Essa proibição se estende ao técnico e demais integrantes da comissão técnica. Além disso, os jogadores estrangeiros e os que tiverem dupla nacionalidade também não poderão integrar a seleção. ?Em muitas competições internacionais, a seleção é representada por jogadores que há anos atuam fora do Brasil ou obtiveram dupla nacionalidade?, explica o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) autor do projeto. O parlamentar acredita que restringir a convocação de atletas para a seleção brasileira vai incentivar os jogadores de alto nível a continuar defendendo equipes nacionais.

A seleção brasileira na Copa do Mundo na Alemanha tinha 20 jogadores atuando em clubes internacionais e apenas três jogando em times brasileiros (Rogério Ceni, Ricardinho e Mineiro). ?O Brasil deveria ser a ?pátria de chuteiras?, mas o que temos visto são ?chuteiras sem pátria??, ironizou o deputado.

A proposta – que ainda não teve definição por quais comissões será analisada – define como seleção a equipe convocada pela CBF para representar o País em evento internacional promovido pela Fifa, como a Copa do Mundo e a Copa das Confederações, por exemplo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo