Os jogadores da França discutiram de forma pesada depois da derrota para a já eliminada Suécia por 2 a 0 na última partida da primeira fase da Euro, ontem, em Kiev (Ucrânia).
Apesar do tropeço e do fim da invencibilidade de 23 partidas, os franceses avançaram para as quartas de final, quando enfrentarão a Espanha, sábado, em Donetsk (Ucrânia).
“Quando se ganha, se aceitam mais as coisas. Em caso de derrota, o sangue fica quente. [O clima] ficou quente, mas se esfriou depois de uma boa chuveirada”, afirmou o técnico da seleção francesa, Laurent Blanc.
“Ficou quente porque todos os jogadores perceberam que nem todos deram 100%. Para ganhar as partidas, há que jogar e jogar bem”, completou o treinador.
Blanc mostrou que acabou aprovando a ‘conversa’. “Pode ser construtivo”, disse. “Isto prova que há reação, ação, um pouco de eletricidade, que é o que precisamos contra a Espanha”, concluiu.
“Dissemos coisas com a cabeça quente. Havia muita bronca no vestiário, mas é preciso dizer as coisas mais nitidamente e de forma mais pensada”, afirmou o atacante Olivier Giroud, que atua no Montpellier.
O volante Florent Malouda também comentou sobre a discussão. “No vestiário, há algumas vezes que é preciso soltar as coisas”, disse o jogador do Chelsea. “Não gostamos da atuação coletiva”, disse.
Na Copa de 2010, o clima ficou bem quente na delegação francesa com o técnico sendo xingado pelo atacante Anelka.
Durante o intervalo da partida contra o México (derrota de 2 a 0), Raymond Domenech pediu que Anelka parasse de mudar de posição por contra própria -e, consequentemente, atrapalhar o esquema da equipe.
Após ameaças de ficar no banco, Anelka, irritado, ofendeu o treinador na frente de seus companheiros. Ao ouvir os insultos, o treinador sentenciou: “bem, você está fora”. O time francês voltou do vestiário com Pierre-Alain Gignac, também atacante, no lugar de Anelka.
A França não passou da primeira fase do Mundial da África do Sul e passou por uma reformulação desde então.
