A Associação de Jogadores de Futebol da Espanha (AFE, na sigla em espanhol) convocou nesta segunda-feira uma greve, que deverá começar nos dias 17 e 18 de abril. Os atletas estão insatisfeitos com os atrasos no pagamento dos salários.
A paralisação só começará daqui a duas semanas por causa do clássico entre Real Madrid e Barcelona, no próximo sábado. O jogo definirá a liderança da classificação, pavimentando o caminho para o próximo campeão espanhol.
Cerca de 200 atletas da Primeira e da Segunda Divisão espanhola estariam sem receber salários ou com pagamentos atrasados. Em comunicado, a AFE explicou que a decisão de fazer a greve vem sendo planejada desde setembro do ano passado diante da “situação precária” de alguns jogadores.
A entidade espera que 100% dos atletas da Primeira, Segunda, Segunda B e Terceira Divisão parem durante a 33.ª rodada destas competições. No entanto, o presidente da AFE, Luis Rubiales, garantiu que manterá as negociações com o Conselho Superior de Esportes, a Real Federação Espanhola de Futebol e a Liga Nacional de Futebol Profissional para atender as demandas dos jogadores.
Caso a greve seja confirmada, serão afetados os seguintes jogos da Primeira Divisão: Real Madrid x Valencia, Espanyol x Barcelona, Malaga x Valladolid, Villarreal x Atlético de Madrid, Xerez x Racing Santander, Sevilla x Sporting Gijón, Tenerife x Getafe, La Coruña x Almería, Mallorca x Osasuna, Athletic Bilbao x Zaragoza.