Jogador revelado pelo Coritiba é contratado pelo Barcelona

Lucas Duarte, de Barcelona, especial para o Paraná Online

Há aproximadamente um ano o lateral Adriano Correia Claro perguntou ao seu filho: “Se algum dia eu saísse do Sevilha para outro clube, qual você gostaria que eu jogasse?”. Na época, o pequeno Adrian de somente três anos respondeu: “Papai, eu queria que você fosse para o Barcelona”. O diálogo era um presságio. O jogador brasileiro assinou um contrato de quatro temporadas -mais uma opcional – com o FC Barcelona, no dia 17 de julho, e realizou o sonho de toda a sua família. “Quando eu contei pro meu filho a notícia, ele ficou sem reação, não tinha palavras”, revelou Adriano.

Através de uma negociação rápida e discreta, o clube catalão pagou ao Sevilha um total de 13,5 milhões de euros pelo versátil jogador brasileiro de 25 anos (9,5 milhões pela transferência e mais 4 milhões que dependerão do rendimento do atleta). Sua cláusula de rescisão é de 90 milhões de euros (R$ 216 milhões). Valorizado, Adriano, que foi revelado pelo Coritiba em 2003, fala na entrevista a seguir sobre a ida para o Barcelona – base da seleção da Espanha campeã do mundo -, Seleção Brasileira e Copa 2014.

Paraná Online – Como você recebeu a notícia da sua contratação pelo Barcelona?

Adriano – Após um treino com o Sevilha vi que tinha uma ligação do presidente do clube (José María del Nido) no meu celular. Fiquei preocupado e retornei o telefonema. Ele foi direto: recebi uma oferta do Barcelona e por minha parte já está tudo ok. Só falta você acertar com eles. Não vou impedir tua saída e te desejo o melhor. Suas palavras me emocionaram e logo liguei para o meu empresário, que já sabia do assunto. Pedi pra ele nem escutar outras ofertas e que fosse direto para Barcelona. Logo, fiz um exame médico em Madri para não chamar a atenção e pouco depois assinei contrato. Foi a realização de um sonho.

Paraná Online – Agora será mais fácil atingir os objetivos que faltam: ganhar uma Liga Espanhola, uma Champions e, principalmente, voltar à Seleção?

Adriano – Acredito que sim. Vejo essa etapa no Barça como um novo começo na minha carreira. Estou mais motivado que nunca. Quero triunfar aqui e também voltar a servir a Seleção Brasileira. Penso que pela qualidade dos jogadores do Barcelona, posso crescer muito como profissional. Quero absorver tudo o que o clube e, principalmente o técnico Pep Guardiola, tenham para me ensinar. Dessa maneira poderei almejar coisas importantes.

Paraná Online – Com a renovação que o novo treinador Mano Menezes está propondo na Seleção Brasileira pensa que seu regresso pode estar próximo?

Adriano – Espero que sim. Quero que ele saiba que estou à disposição e que me sinto preparado para a responsabilidade de servir a Seleção. Fiquei feliz pelos meus amigos que foram convocados por ele recentemente e lhes desejo toda a sorte do mundo.

Paraná Online –
O que achou do título mundial da Espanha, país onde vive há quase seis anos?

Adriano – Penso que foi merecido, afinal eles trabalharam muito para conquistar esse título. Acho que era o selo de qualidade que faltava para o futebol espanhol. Há anos a Liga Espanhola é considerada a melhor do mundo e esse triunfo na África foi uma recompensa a tudo isso. No meu caso em particular me alegrei com a oportunidade de chegar ao clube que serviu como base para essa seleção.

Paraná Online – Você é o primeiro curitibano de nascimento a vestir a camisa do todo-poderoso Barcelona. S,ente orgulho disso?

Adriano – Orgulho por ter esse reconhecimento. Quero fazer o melhor possível aqui no Barcelona para mostrar que minha contratação não foi por acaso.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna