O técnico Mano Menezes divulgou nesta quarta-feira uma lista com 52 jogadores pré-relacionados para disputar os Jogos Olímpicos de Londres. Essa pré-convocação antecipada obedece uma determinação do Comitê Olímpico Internacional (COI), sendo que no próximo dia 8 de julho uma nova lista com 35 atletas será anunciada.
A convocação definitiva dos 18 jogadores que disputarão a Olimpíada será feita em 6 de julho, 21 dias antes do início do evento, que será encerrado em 12 de agosto na capital inglesa. Na competição, o Brasil lutará para conquistar uma inédita medalha de ouro para o futebol do País. Uma das novidades é o lateral-esquerdo/zagueiro Lucas Mendes, que atua no Coritiba.
Divulgada em ordem alfabética pela CBF, a lista traz nomes já consagrados com idade olímpica, como é o caso de Neymar e Paulo Henrique Ganso, do Santos, Alexandre Pato, do Milan, e Leandro Damião, do Inter, cujas presenças já eram mais do que esperadas. As principais novidades entre estes 52 nomes divulgados são a presença do meia Ronaldinho Gaúcho e do goleiro Julio Cesar, que atravessam má fase com as camisas de Flamengo e Inter de Milão, respectivamente.
O lateral-direito Daniel Alves, que segue jogando em altíssimo nível pelo Barcelona, e o volante Elias, do Sporting, de Portugal, este com a confiança de Mano Menezes desde os tempos de Corinthians, são outros jogadores com idade superior a 23 anos que foram chamados pelo treinador. Os zagueiros David Luiz e Thiago Silva, que fazem parte da seleção principal, também foram incluídos nesta lista.
Curiosamente, a CBF divulgou inicialmente nesta quarta, em seu site oficial, uma lista de 51 jogadores, da qual não fazia parte o volante Casemiro, do São Paulo. Pouco depois, porém, a entidade fez uma retificação e incluiu o nome do jogador, totalizando os 52 atletas da pré-convocação para a Olimpíada.
Veja a lista de 52 jogadores divulgada nesta terça-feira pela CBF:
Adriano (Barcelona)
Alex Sandro (Porto)
Alexandre Pato (Milan)
Allan (Vasco)
André (Atlético Mineiro)
Bernard (Atlético Mineiro)
Bruno Uvini (Tottenham)
Casemiro (São Paulo)
Daniel Alves (Barcelona)
Danilo (Porto)
David Luiz (Chelsea)
Dedé (Vasco)
Diego Alves (Valencia)
Douglas Costa (Shakhtar Donetsk)
Dudu (Dínamo de Kiev)
Elias (Sporting)
Elkeson (Botafogo)
Fagner (Vasco)
Fernandinho (Shakhtar Donetsk)
Fernando (Grêmio)
Gabriel (Cruzeiro)
Gabriel Silva (Novara)
Galhardo (Flamengo)
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Giuliano (Dnipro)
Henrique (Granada)
Hernanes (Lazio)
Hulk (Porto)
Jefferson (Botafogo)
Jonas (Valencia)
Juan (Internazionale)
Julio Cesar (Internazionale)
Leandro Damião (Internacional)
Lucas (São Paulo)
Lucas Mendes (Coritiba)
Luisão (Benfica)
Marcelo (Real Madrid)
Marquinhos (Corinthians)
Neto (Fiorentina)
Neymar (Santos)
Oscar (Internacional)
Philippe Coutinho (Espanyol)
Rafael (Manchester United)
Rafael Cabral (Santos)
Renan Ribeiro (Atlético Mineiro)
Romário (Internacional)
Rômulo (Vasco)
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)
Sandro (Tottenham)
Thiago Silva (Milan)
Wellington Nem (Fluminense)
Willian José (São Paulo)