Joel se irrita com perguntas sobre risco de demissão

Joel Santana costuma lidar com os momentos mais adversos com bom humor. Sorriso no rosto, metáforas inusitadas, divertidos jargões. Mas a corda aperta cada vez mais forte o pescoço do técnico do Flamengo, que faz careta ao abordar a possibilidade de demissão em caso de derrota para o Vasco, domingo, pela semifinal da Taça Rio.

De semblante fechado e com palavras curtas e ríspidas, Joel debateu a possibilidade de uma segunda eliminação em 10 dias custar o seu emprego. Depois da queda na Libertadores, a saída do estadual culminaria em um mês de férias forçadas e especulações sobre mudanças até o início do Campeonato Brasileiro.

“Não falo sobre isso (risco de demissão). Não tenho que falar do meu trabalho”, bradou o treinador. “Estou há 30 anos tendo que responder sobre perder o emprego antes de determinado jogo. Tem uma hora que enche o copo”.

Diante da insistência sobre as consequências de novo insucesso e sobre o seu pouco usual mau humor, Joel foi agressivo. “Vou tratar os outros do jeito que me tratam”, bufou, irritado com as críticas publicadas sobre suas decisões táticas.

À medida que a coletiva se desenrolou, o treinador se aliviou da tensão e amenizou o tom. Até ele teve de admitir que o futuro do Flamengo depende da continuidade no Carioca. “Essa partida vai definir muita coisa para a gente”.

E não foi só na falta de jogo de cintura do veterano treinador que se refletiu a forte pressão pela conquista do título estadual. Durante a semana, Joel escondeu as atividades táticas mais relevantes. Nesta sexta, os portões do Ninho do Urubu ficaram fechados por mais de uma hora para a imprensa.

O objetivo era não revelar a escalação do meio de campo. Com a importância do clássico, Joel deve optar pelos mais experientes. Kleberson, Luiz Antônio, Renato e Ronaldinho Gaúcho formavam o setor quando os jornalistas puderam acompanhar os 15 minutos restantes de coletivo.

Na realidade, Joel tentava despistar. O volante Rômulo não atuava, mas é aposta certeira para ser titular. Neste caso, a dúvida sobre quem fica entre o jovem Luiz Antônio e o veterano Renato. Este último retornou há pouco de uma cirurgia cardíaca e não deve suportar os 90 minutos. “Não vou revelar o time, mas já tenho definido na minha cabeça há muito tempo”, disse Joel.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo