A Confederação Sul-Africana de futebol (Safa) confirmou nesta quarta-feira (23) o acerto com o técnico Joel Santana, do Flamengo, por dois anos. Ele assumirá o comando da seleção do país-sede da próxima Copa do Mundo, em 2010, por indicação do técnico Carlos Alberto Parreira, que deixou o cargo por problemas familiares para voltar ao Brasil.

continua após a publicidade

O chefe da Safa, Raymond Hack, chega ao Rio neste final de semana para finalizar a contratação do técnico. Joel Santana é esperado em Johannesburgo no dia 9 de maio, o que significa que continuará no comando do time rubro-negro nas finais do Estadual do Rio, nos próximos dois finais de semana, como havia dito.

O grande problema que ele enfrentará é o descrédito e as críticas que a imprensa sul-africana tem publicado nos últimos dias sobre a sua escolha, já que não tem a experiência de ter dirigido uma grande seleção ou de ter participado de um Mundial.

No release do anúncio da contratação de Joel, a confederação sul-africana destaque ele foi escolhido pela "experiência por ter dirigido grandes times na carreira, estando esperançoso no sucesso por assumir este grande desafio". O desafio será evitar que a seleção, eliminada na primeira fase da Copa Africana de Nações deste ano ainda na primeira fase. Numa Copa, o anfitrião jamais caiu na fase inicial.

continua após a publicidade