Depois de amargar um final de ano no qual o Botafogo fracassou, na última rodada do Campeonato Brasileiro, no jogo que poderia lhe dar uma vaga na fase preliminar da Copa Libertadores, o técnico Joel Santana já voltou a focar o torneio continental nesta quarta-feira, dia em que o elenco do time retornou aos treinos para a temporada de 2011.
Em sua primeira entrevista coletiva no ano, o treinador ressaltou a importância de o Botafogo conquistar o que não conseguiu em 2010, ano em que o clube foi campeão carioca, mas viveu grandes decepções na Copa do Brasil e no Brasileirão.
“Priorizar em futebol é vencer. Não adianta enganar ninguém. Pretendemos ser campeões e ir para a Libertadores este ano. Ainda estamos com um gostinho salgado por termos chegado tão perto. Estamos confiantes nas contratações que fizemos, procuramos cumprir lacunas”, ressaltou Joel, que ao mesmo tempo fez um balanço da última temporada.
“Quando você faz uma reapresentação, geralmente é de cobrança. Preferimos mostrar para o grupo que o ano foi generoso, mas poderia ter sido melhor. Nós erramos, eu principalmente, e poderíamos ter ido mais à frente. Mas 80% do grupo está aí, vamos buscar melhorar. Vamos conversar o que queremos não hoje (quarta-feira), mas em Teresópolis (onde o time irá finalizar sua pré-temporada a partir do dia 13)”, reforçou.
E o treinador botafoguense lembrou que 2011 será marcante para ele por se tratar do ano em que ele completará três décadas desempenhando a sua atual função. “Completo 30 anos de carreira, contando os juniores. É mais responsabilidade. Em qualquer ramo, quando você chega a uma determinada posição, nossas cobranças ficam bem próximas e o desejo de ganhar fica maior. Principalmente este ano, com os técnicos permanecendo nos clubes cariocas. Vai ser um ano difícil e carregamos a bandeira de campeão. Vamos trabalhar para continuar com ela e conquistar as competições paralelas. Você não consegue se manter 30 anos se não tiver ajuda de outras pessoas. O meu ano de 2010 foi maravilhoso, o Botafogo me recebeu de braços abertos. Chegamos a uma conclusão de que era melhor continuar. Mantivemos uma correta conduta e vamos tentar chegar até 2012”, enfatizou.