Muitos colégios e escolas públicas e particulares de nove núcleos regionais de Educação já ganharam medalhas e troféus na fase regional dos 55.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocops), nos dois primeiros dias de disputas, nesse sábado e domingo (10 e 11). Além da premiação, também conseguiram classificação para a fase macrorregional ou direto para a final. Nas modalidades coletivas, algumas instituições nem precisaram entrar em quadra para obter a classificação. Isso ocorreu em razão da falta de concorrentes na regional.
Exemplos de equipes classificadas sem jogar estão no núcleo de Umuarama, cujos jogos estão sendo disputados em Altônia. O futsal masculino para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) da Escola Especial Padre Arnaldo Busato, de Iporã, não teve concorrente. Da mesma forma se classificaram o Colégio Dynamis, de Umuarama, na modalidade de basquetebol, com as equipes femininas A (15 a 17 anos) e B (12 a 14 anos), e o Colégio Estadual Monteiro Lobato, de Umuarama, no futebol, com o time feminino, classe A (15 a 17 anos). Vale lembrar que os classificados sem jogar não recebem premiação na fase regional.
No núcleo de Bandeirante estão alguns exemplos de classificados nas modalidades individuais encerradas nos dois primeiros dias de disputas. No atletismo, os três primeiros colocados na classificação geral foram: Colégio Estadual Barão do Rio Branco, de Assaí; Colégio Nossa Senhora do Rosário, de Cornélio Procópio; e Escola Estadual de Leópolis, de Leópolis. No tênis de mesa os três primeiros foram: Sesi Paraná, de Bandeirante; Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Souza, de Jataizinho; e Colégio Águia Master, de Cornélio Procópio. A premiação foi também no individual e por duplas.
Fase regional
Nessa primeira etapa da fase regional, as nove sedes com competições são: Arapongas, Campo Mourão, Bandeirantes, São Jorge do Oeste, Rancho Alegre do Oeste, Candói, Sarandi, Paranaguá e Altônia. Em todas elas, as disputas vão até quinta-feira. No Núcleo de Pato Branco, a fase regional vai até sábado, em duas sedes: Bom Sucesso e Itapejara do Oeste. Na sexta-feira, as disputas terão início em mais nove núcleos. No dia 23 de maio tem início a terceira etapa da fase regional, nos últimos 13 núcleos regionais de Educação.
Na fase regional, nos 32 núcleos, participam aproximadamente 50 mil alunos, com uma média acima de 1.500 por Núcleo. Em Sarandi, na Região Metropolitana de Maringá, por exemplo, estão competindo 2.500 alunos. No Núcleo de Pato Branco, em Bom Sucesso e Itapejara do Oeste, estão inscritos mais de dois mil alunos.