Os Jogos Colegiais do Paraná (Jocops) só mudam de nome com a criação da Secretaria Especial de Esporte do Paraná, em substituição à Paraná Esporte na promoção do evento em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Passarão a se chamar Jogos Escolares do Paraná (Jeps).
“Foi uma decisão com a Secretaria de Educação para associar melhor ao nome da competição na fase nacional, Olimpíadas Escolares Brasileiras, antes denominadas Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)”, justifica o secretário de Esporte, Evandro Rogério Roman.
Assim, da mesma forma que os campeões dos Jogos Colegiais representavam o Estado na competição nacional, serão os vencedores da fase estadual dos Jogos Escolares do Paraná que disputarão as Olimpíadas Escolares Brasileiras. Quanto a competição estadual, nesta quarta-feira haverá uma reunião técnica para acertar os últimos detalhes do regulamento da disputa deste ano.
Os Jogos Escolares do Paraná, cujas fases intraescolar e municipal se desenvolvem nos 399 municípios, terão a fase regional nos 32 núcleos regionais de Educação, em duas etapas, uma de 20 a 26 de maio e outra de 3 a 9 de junho.
A fase macrorregional, em oito sedes, será de 16 a 21 de junho. E a fase final, em sedes ainda não definidas, será de 2 a 10 de julho. Novamente, na fase final, as modalidades serão agrupadas em determinadas sedes, para se evitar grandes aglomerações num só local, tendo em vista que participam mais de seis mil alunos.