O Jockey Club do Paraná foi fundado no dia 2 de dezembro de l873, com sua primeira diretoria assim formada: presidente: Major Manoel Marcondes de Sá; vice presidente: Manoel Luiz Agner; 1.º secretário: Nestor Augusto Morocines Borba; 2.º secretário: Albino Schmelpfeng; e tesoureiro: João Batista Ribeiro.
Desejamos esclarecer que as primeiras corridas de cavalos, mais organizadas, foram realizadas na antiga província do Rio de Janeiro, com a formação de várias entidades turfísticas, surgindo o Jockey Club Brasileiro, com a fusão do Derby Club e Jockey Club, depois da fundação do Club de Corridas Paranaense, denominação primitiva do Jockey Club do Paraná.
Luiz Jácome de Abreu e Souza, grande hipólogo brasileiro, que era tratado pela imprensa da época como ?a alma do turfe? permaneceu 73 dias em Curitiba, orientando os dirigentes do turfe, especialmente para que fosse possível a construção do Prado Jácome, localizado nas proximidades da Rua Marechal Floriano, onde existe hoje o asilo.
A imprensa da época destacou que o campo onde se traçou a raia era o ideal, pois sendo levemente ondulada, satisfazia a todos os requisitos para bem julgar a força muscular e poder dos pulmões do cavalo. Sua extensão era de 1.700 metros.
O jornal Dezenove de Dezembro noticiou, ainda, ?O nosso compatriota e ilustre hipólogo Luiz Jácome de Abreu e Souza, depois de uma demora de setenta e três dias na Província, tendo visitado algumas cidades do interior, deixou sessenta discípulos adestrados em sua difícil arte, seguiu para a província de São Paulo, onde pretende continuar a sua propaganda colhendo os louros onde lá o esperam.
Gávea
O destaque desta semana, na Gávea, é o Grande Prêmio Frederico Lundgren, grupo 3, em homenagem ao criador e proprietário do cavalo Mossoró, vencedor do primeiro Grande Prêmio Brasil. Na distância de 1.600 metros, estão inscritos 15 produtos de 3 anos: Pueblo Bonito, Niki Blitz, Ali Degus, Porte-Avion, Kraps, London Eye, Zahin, Ovém, Fly Dorcego, Verano Porteño, Hoop, Heat Million, Righ Special, Priz d?Or e Muchacho Guapo.
A Prova Especial Mossoró, também marcada para domingo, no Rio, na distância: 1.400 metros, apresenta-se com os seguintes produtos de três e mais anos: Talento Mil, Melhor Presente, Amigo Borba, Kaminaga, Trombadour, Senhor Boris, Filósofo, Padrino Dodge e Ronco.
São Paulo
A reunião de domingo, em Cidade Jardim, conta com duas importantes corridas, entre as quais o Grande Prêmio Consagração, última prova da Quádrupla Coroa, em 3.000 metros, grama, com a participação de quatro produtos de 3 anos: Everest (M.Moraes), Nepotista (N.Cunha), Homem da Lei (M.Fontoura) e Quero Quero Faxina (A.Queiroz).
Estão inscritas no Grande Prêmio José Guathemozin Nogueira, grupo 1, que figura como terceira prova da Tríplice Coroa de Éguas, dez potrancas de três anos: Ki Nave (N.Cunha), New Rafaela (T.J.Pereira), Naughty Rafaela (J.Ricardo), Eternidade (M.Pereira), Sempre Desejada (J.Moreira), Ever Love (L.Duarte), Priorat (G.Assis), Quarry (N.Souza), Zegma (J.Henrique) e Nakaba (A.Domingos).