Depois de duas medalhasde bronze, nos 4×100 metros medley e nos 100m borboleta, conquistadas no sábado, o tão sonhado ouro chegou às mãos do nadador João Pedro Morais, patrocinado pela Brasil Telecom. E com gosto de dupla vitória. O atleta de 15 anos ajudou a equipe nacional a chegar em primeiro no revezamento 4×100 metros livre, ontem, dia de encerramento do Multinations Youth Swimming Meet, na Ilha da Madeira, em Portugal. A marca de 3m35s22 obtida pelo elenco nacional superou ainda o recorde da prova, que era de 3m37s35, feito pela equipe portuguesa em 2003.
Os bons resultados não pararam por aí. O ouro na prova rendeu ao time brasileiro a liderança geral do torneio na categoria masculina, que incluiu meninos de 15 e 16 anos, com 136 pontos. As brasileiras, de 13 e 14 anos, ficaram em terceiro lugar, com 114 pontos atrás da Grécia (162) e da República Checa (118). Desta forma, a equipe nacional garantiu o segundo lugar na classificação geral, com 250 pontos. Os campeões foram os gregos, que somaram 267 pontos. "Foi ótimo, pois todo mundo da seleção estava torcendo para nós, assim como boa parte do público português", contou João Pedro, que faturou o ouro ao lado de Alan Silva, Marcelo Monteiro e Leonardo Guedes.
Os brasileiros lideraram a prova desde o início. "O Marcelo abriu logo no início, e depois fomos aumentando distância e administrando o resultado", comentou o brasiliense. O torneio faz parte da Liga Européia e reuniu atletas de nove países: Portugal, Chipre, República Tcheca, Grécia, Polônia, Suíça, Turquia e Bélgica, além do Brasil. "A participação foi muito importante para mim, pois eu ganhei experiência e conheci adversários de outros países", analisou João Pedro, avisando que o Brasil ainda terá muito o que se orgulhar desta geração. "Ficamos brincando que seremos a próxima equipe de revezamento campeã olímpica. Tomara que isto aconteça."
João Pedro Morais, que disputou o primeiro torneio internacional da sua carreira, retorna ao Brasil amanhã.
Breve currículo
João Pedro é dono de um currículo brilhante. Tem 17 recordes ainda não superados. É dono dos recordes brasileiros dos 200m borboleta, na categoria Infantil 2 (16 anos) e do revezamento 4x100m medley Infantil. Além desses, detém três recordes do Centro-Oeste e outras 13 marcas no Distrito Federal. Em 2003, o nadador conquistou 57 medalhas pelo Brasil afora, sendo 42 de ouro, oito de prata e sete de bronze. No ano passado foram outras 35 (20 de ouro, 13 de prata e duas de bronze).