João Paulo quer fazer de 2009 o melhor ano de sua carreira. Sempre visto como uma promessa, o zagueiro tem como meta repetir no Paraná Clube o bom desempenho que teve na última edição da Série A, quando defendeu o Goiás. “Quero ajudar o Paraná. E, quem sabe, buscar uma marca individual, como um destaque deste Paranaense”, comentou o jogador. Ele inicia a competição como titular absoluto da posição e espera uma seqüência de jogos para ganhar a confiança da comissão técnica e da torcida.
“A disputa será intensa. O Douglas está subindo da base, cheio de vontade”, disse João Paulo, não acreditando que a titularidade absoluta virá sem esforço. “Estou treinando forte agora, garantindo uma base física para chegar com tudo na hora que a bola rolar.” Prata da casa, o zagueiro já viveu bons momentos no Tricolor, mas nunca como “dono” da posição. Nos últimos anos, mostrou potencial e versatilidade para atuar em qualquer das posições da defesa, até mesmo na sobra.
“Namoro” goiano
Na visão de João Paulo, a temporada 2009 tem que ser marcante para o clube. “Estamos formando um novo grupo, nos conhecendo. Acredito que com esses jogadores poderemos formar uma grande equipe”, analisou. O zagueiro admitiu que pensou em continuar no Goiás, o que não ocorreu devido às imposições da diretoria paranista. “Até hoje o pessoal de lá me liga, mas não houve acordo entre os clubes”, destacou. O Paraná estabeleceu valores para a transferência do jogador,
o que inviabilizou o negócio.
“Isso, agora, é passado. O que importa é o Paranaense”, apressa-se em dizer João Paulo. Diferente do que ocorreu em anos anteriores, onde atuou na sobra ou pelo lado esquerdo, o zagueiro será fixado pelo lado direito da zaga. Esta é uma posição, na avaliação da comissão técnica, que ainda necessita de um reforço. Hoje, além de João Paulo, a única opção seria o novato Douglas. Já para o lado esquerdo, o treinador conta com Jonathas, Élton e Luís Henrique, este em fase final de recuperação.
“O importante é buscar um bom entrosamento, armar uma defesa sólida, que dê sustentação para a equipe”, comentou João Paulo. Por isso, o jogador entende que este período – a partir de amanhã, quando Comelli inicia a preparação tática do time – será muito importante. “Chegou muita gente e temos que buscar o encaixe perfeito desse novo time. Só que o tempo é curto e é preciso aplicação para superar esse obstáculo”, arrematou João Paulo.