Belo Horizonte – O gaúcho João Derly, campeão mundial na categoria meio-leve (até 66kg), foi convocado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para disputar os Jogos Pan-Americanos do Rio, em julho. Ele disputava uma vaga com o paulista Leandro Cunha, e a comissão técnica admitiu que a decisão foi tomada ?nos detalhes?.
?O que fez diferença realmente foi o desempenho e as pontuações que obtiveram durante os combates na Europa?, observou o técnico da seleção masculina, Luis Shinohara. ?Procurei ser o mais justo possível?. Em Minas, os dois ficaram com a medalha de bronze, quando todos esperavam um duelo pelo ouro.
Derly recebeu a notícia com alívio. ?Foi uma semana que demorou a passar?, afirmou. No Pan ele espera uma boa disputa contra o cubano Yordanis Arencibia, para quem perdeu na semifinal da copa do mundo, mas que venceu na sua campanha pelo título mundial, conquistado em 2005, no Cairo. ?Vamos ver se a gente se encontra de novo. Essa disputa já está virando um bom duelo?.
O Brasil terá uma equipe renovada em relação ao Pan de Santo Domingo, na República Dominicana, em 2003, quando conquistou 10 medalhas, sendo cinco de ouro. Entre os convocados, apenas quatro atletas participaram da última edição.