São Paulo – Com uma lesão no ombro esquerdo, o meio-leve João Derly foi cortado da seleção brasileira para a disputa do Campeonato Pan-Americano sênior de judô, que será disputado entre os dias 25 e 27 de maio, em Buenos Aires. Campeão mundial em 2005, no Cairo (Egito), Derly será substituído por Leandro Cunha, que venceu a competição em 2004 ao bater na final o cubano Yordanis Arencibia. "Fico triste de estar fora de uma competição importante como esta, ainda mais a poucos dias da viagem. Mas sei que tenho que pensar primeiro na minha saúde", disse o judoca gaúcho, que poderá passar por uma artroscopia.
Em 2004, Leandro Cunha passou por situação semelhante. Na ocasião, ele substituiu Henrique Guimarães e voltou da Venezuela com o ouro. "Apareceu a oportunidade novamente e vou aproveitar ao máximo. Quero estar entre os primeiros".
A outra novidade na equipe foi a convocação do absoluto Carlos Honorato. "Fico feliz com mais esta oportunidade. Me dediquei bastante e vou buscar com todas as minhas forças mais uma medalha de ouro no Pan", disse.