São Paulo, 14 (AE) – Com dois gols, o atacante Jô foi decisivo para o Corinthians e garantiu a vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta, neste sábado à noite, no Pacaembu, e confirma a ascensão da equipe no Campeonato Brasileiro ?chegou ao 7º lugar, com 37 pontos. A atuação do jovem atacante ? que se tornou artilheiro da equipe na competição, com 6 gols, ao lado de Rogério, hoje no Sporting, de Portugal ? compensou as falhas do Corinthians, que teve dificuldades, diante de um adversário apenas esforçado.

No primeiro tempo, prevaleceu a forte marcação. A Ponte Preta foi algumas vezes ao ataque, nos primeiros minutos, mas a dupla ofensiva Weldon e Júlio César foi muito sacrificada, na tarefa de voltar para ajudar no combate. No Corinthians, Betão comandou a defesa, que, bem posicionada, não deu espaços ao rival. O panorama mudou a partir dos 28 minutos, quando o técnico Nenê Santana foi obrigado a substituir o meia Flávio, lesionado, por Vânder.

Até então, o Corinthians só havia criado uma oportunidade perigosa, aos 11, quando Renato cobrou falta e obrigou Lauro a fazer boa defesa.

Sem um de seus jogadores mais experientes, o time de Campinas começou a dar espaços para o adversário, que explorou sua principal jogada na partida: as investidas pela esquerda, com Alessandro. E foi numa descida pelo setor que o Corinthians abriu o placar. Alessandro foi à linha de fundo e cruzou para Jô sem marcação, completar de cabeça.

Os times não mudaram o perfil na etapa final. A Ponte Preta insistiu muito nos lançamentos longos e chutes de fora da área ? Marcus Vinícius e Gustavo arriscaram, sem sucesso ?, mas não conseguiu valorizar a posse de bola, principalmente porque Lindomar, que deveria articular as jogadas ofensivas, esteve apagado. Mais tranqüilo, o Corinthians, seguiu dominando as ações.

Mas se não mostrou técnica apurada, pelo menos a equipe do interior teve mais vontade e começou a ganhar as divididas. O técnico Tite percebeu a queda de produção do Corinthians, e, como Alessandro ? que esteve longe da boa atuação da primeira etapa ? sentiu uma contusão muscular, aproveitou para tentar dar mais mobilidade ao setor ofensivo, com a entrada de Rosinei.

Quando o resultado já parecia definido, o Corinthians consolidou a vitória numa jogada individual. Jô recebeu pela direita e invadiu a área, bem marcado por Gustavo. Mas o atacante foi mais esperto que o zagueiro, e, com um drible, abriu o espaço necessário para finalizar e acertar o canto de Lauro. “Consegui aproveitar bem a oportunidade de jogar e fui muito feliz na finalização”, comentou o atacante.

Ficha Técnica: Corinthians 2 x 0 Ponte Preta. Gols ? Jô aos 39 minutos do primeiro tempo e aos 44 do segundo.

Corinthians ? Fábio Costa; Anderson, Valdson e Betão; Edson, Wendel, Fabinho e Renato; Alessandro (Rosinei), Jô (Bobô) e Marcelo Ramos. Técnico ? Tite.

Ponte Preta ? Lauro; André Cunha, Gustavo, Luís Carlos e Bill; Romeu, Marcus Vinícius, Flávio (Vânder) e Lindomar (Macedo); Weldon e Júlio César. Técnico ? Nenê Santana.

Juiz ? Anselmo da Costa (SP)

Cartão amarelo ? Valdson e Jô.

Renda ? R$ 266.862,00.

Público ? 18.912 pagantes.

Local ? Pacaembu (São Paulo).

continua após a publicidade

continua após a publicidade