Pelo segundo dia consecutivo o paranaense Jihad Kohdr foi o melhor surfista do SuperSurf de Maresias. Ontem, ele marcou 16.34 pontos, maior média do dia e segunda maior do evento até o momento, para eliminar o baiano Flávio Costa, com 7.60, nas quartas e garantir vaga na primeira semifinal.
Seu adversário será o potiguar Danilo Costa, que despachou o baiano Christiano Spirro na segunda quarta-de-final pelo placar de 12.90 contra 11.20.
A outra semifinal será disputada entre o carioca Marcelo Trekinho e o baiano Wilson Nora, que Marcelo Trekinho abusou dos aéreos para chegar à semi, eliminando o endiabrado Adriano ?Mineirinho?? de Souza no último confronto do dia.
O sábado amanheceu com sol e boas ondas de até 1m, com um grande público prestigiando os tops na segunda etapa do circuito brasileiro da temporada. A eliminação de Mineirinho foi a maior surpresa do dia. Embalado pela vitória sobre o cearense Dunga Neto nas oitavas, em que marcou 15.84 pontos, segunda maior somatória do dia, ele veio com tudo para tentar uma vaga na semi, mas não teve sorte na disputa contra Nora.
Mais sintonizado com o mar, o baiano comemora a vaga na semifinal, em que enfrenta o amigo Trekinho. Nora encontrou as melhores ondas e garantiu a vitória com um surf lip-base bastante eficiente, enquanto Mineirinho tentou em vão acertar os aéreos 360 que o ajudaram a alcançar a quinta colocação no evento.
"Foi uma bela bateria, principalmente porque o Mineirinho vem embalado por bons resultados. Mas eu queria muito vencer e depois que vi meu grande amigo Trekinho passar, fiquei instigado em chegar junto também. Queríamos fazer a final juntos, mas a semi vai ser legal também", disse Wilson Nora.
Para chegar à semifinal, Trekinho despachou o cearense Pablo Paulino na quinta bateria das oitavas em uma disputa equilibrada, em que a escolha de ondas foi decisiva. Trekinho investiu nos aéreos para vencer Paulino pelo placar de 15.24 contra 13.34. Depois ele encarou o paulista Alexandre Costinha nas oitavas e novamente não deu chances ao adversário, marcando 12.94 contra 6.34 de Costinha.
A trajetória do paranaense Jihad Kohdr foi igualmente marcante. Na primeira bateria do dia ele encarou o experiente Wagner Pupo, mas não teve dificuldades para vencer com notas 7.00 e 6.57 contra um 4.47 e 3.03 de Pupo. Depois, Jihad pegou o baiano Flávio Costa e foi ainda melhor.
Com um surfe rápido, ele marcou um 7.17 e disparou na liderança. Costa não se achou no mar e marcou notas 3.93 e 3.67. no final da bateria, Jihad pegou uma direita, mandou uma batida incrível e completou com mais uma rasgada e batida na junção para receber 9.17, maior nota do dia, deixando o baiano precisando de uma combinação de duas ondas que somasse 16.35.
"Estou muito feliz de estar em mais uma semifinal do SuperSurf. O Flávio é sempre um competidor perigoso e é ótimo poder mostrar meu potencial neste evento alucinante. Agora é concentrar para tentar a vaga na final, já que o Danilo Costa também não está para brincadeira", disse Jihad, que pode alcançar a liderança do ranking se vencer amanhã.
O mesmo vale para Marcelo Trekinho, que precisa de uma vitória na semifinal para encostar na ponta do ranking, ocupado no momento pelo baiano Flávio Costa.
As semifinais começam às 9 horas do domingo com as disputas do feminino. Na seqüência entram os homens e antes das finais acontece uma bateria de Air Show.
Suelen na luta pelo bi
A categoria feminina inaugurou o penúltimo dia do SuperSurf de São Sebastião no sábado de sol, céu azul e ondas um pouco maiores do que na sexta-feira, mas as séries de meio metro a 1m continuam demorando a entrar. A ubatubense Suelen Naraisa continua na briga pelo bicampeonato na Praia de Maresias ao somar 14,50, recorde entre as meninas, na vitória sobre a também paulista Cláudia Gonçalves no primeiro confronto do dia. A potiguar Alcione Silva venceu a segunda quarta-de-final, a saquaremense Taís de Almeida ganhou a terceira e a niteroiense Juliana Guimarães garantiu a última vaga no pódio da segunda etapa do SuperSurf 2005.
"Eu gosto muito do mar aqui em Maresias e foi mais uma bateria que eu consegui passar", disse Juliana Guimarães, que derrotou a ubatubense Luana Prado por 11,07 x 7,93 pontos. Com a classificação para as semifinais, ela agora vai defender a liderança do ranking.
As outras três semifinalistas agora dividem a segunda colocação e também estão na briga direta pelo posto de número 1 do ranking feminino do SuperSurf 2005 hoje.
Na segunda bateria das quartas-de-final, a potiguar Alcione Silva bateu a capixaba Yries Pereira, que vinha de um terceiro lugar na etapa de abertura do SuperSurf 2005 na Praia do Rosa, em Imbituba (SC). Ela dominou toda a bateria e ganhou com facilidades por 14,10 x 5,60 pontos. Alcione Silva enfrenta Suelen Naraisa na primeira semifinal.
Na segunda, se enfrentarão a saquaremense Taís de Almeida e a niteroiense Juliana Guimarães. Taís derrotou a ubatubense Francisca Pereira por uma pequena diferença: 9,17 x 8,90 pontos.
O SuperSurf 2005 é organizado pela Editora Abril e Abrasp e patrocínios da Volkswagen, TIM e Havaianas.