O paranaense Jihad Khodr, de apenas 18 anos, confirmou participação na última etapa do Circuito Mundial de Surfe Profissional. O Haleiwva Vans Pró está sendo disputado na ilha de Oahu, no Havaí, com a presença dos 130 melhores surfistas do mundo. Todos os anos, os dois circuitos mundiais – o WQS (divisão de acesso) e o WCT (divisão de elite) definem seus campeões no Havaí. Haleiwa, Sunset e Piepeline formam a Tríplice Coroa Havaiana. O surfista melhor colocado na soma delas, é eleito o rei havaino da temporada.
Jihad conseguiu a última vaga disponível na competição e não decepcionou. Já na primeira fase, disputando uma das três vagas numa bateria de seis surfistas, ele venceu dois havaianos, um australianos e dois americanos, em ondas de 2m de altura. “Consegui uma boa onda que me valeu uma nota 8.0 nos minutos finais da bateria. Tive sorte e agora espero seguir adiante”, disse o paranaense.
Na segunda fase, Jihad venceu nada menos do que três havaianos, sendo um deles Bruce Irons, irmão do virtual campeão mundial Andy Irons, que surfa todos os dias em Haleiwa. Por estar entre os 62 melhores, Khodr garantiu mil pontos no ranking e cerca de U$ 1.100,00. Mas ele quer mais. “Foi difícil conseguir a vaga, mas agora já estou no evento principal, estou muito feliz”, revela.
Próxima Fase
Agora Jihad terá uma parada dura pela frente. Apenas dez brasileiros seguem na disputa. Se vencer esta fase Jihad chega às oitavas-de-final. “Neste round eu enfrento os surfistas que fazem parte do WCT – a elite mundial”, revela o surfista.
Se chegar as oitavas-de-final, Jihad (Quiksilver, Drop Shoes, Canfield) termina o seu primeiro ano como profissional entre os 80 melhores do mundo.