Olho vivo

Jérome Valcke volta à Arena para ver resultado do ultimato

Três meses depois de visitar a Arena pela última vez e de dar um ultimato aos organizadores da Copa no Estado, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, fará, hoje à tarde, a última inspeção na Baixada antes do Mundial. Apesar de receber semanalmente relatórios sobre o andamento do cronograma físico e financeiro da reforma do Joaquim Américo, o dirigente da Fifa verá o palco paranaense muito próximo de ser concluído e bem diferente daquele visto no dia 20 de janeiro, que por pouco não tirou Curitiba da rota da competição.

De acordo com o secretário-municipal da Copa, Reginaldo Cordeiro, o nível de execução das obras atingiu 96% nos últimos dias. Segundo ele, até o dia 22 de maio, a prioridade no canteiro de obras será com o acabamento, com a iluminação, com a parte elétrica e com a infra-estrutura de tecnologia da informação. “Atingimos 96% da execução das obras e algumas prioridades foram traçadas, como o acabamento, a iluminação, a parte de TI e elétrica. As obras na praça estão adiantadas e em breve haverá a integração das estruturas temporárias”, explicou Cordeiro.

Com um jogo-teste já realizado para dez mil pessoas, hoje também deverá ser definido se haverá outro evento-teste antes do Mundial. Na semana passada, os organizadores levantaram a possibilidade de mais nenhuma partida ser marcada para a Arena antes do Mundial. Mesmo assim, Valcke deverá sair satisfeito pela primeira vez do estádio atleticano, principalmente comparando a evolução que a Baixada teve desde a sua última visita.

O gramado, a cobertura e a iluminação do estádio, que não estavam prontos em janeiro, estão completamente concluídos. Na sua última visita, apenas 15 mil cadeiras estavam instaladas e atualmente mais de 30 mil assentos já foram colocados. Apesar de apresentar um aspecto de canteiro de obras, a praça Afonso Botelho teve uma boa evolução nas últimas semanas e deverá ficar pronta a tempo.

Valcke também verá um número maior de trabalhadores (1.300) atuando no canteiro de obras e, na reunião que fará com representantes da CAP S/A, do Governo do Estado e da Prefeitura de Curitiba, o secretário-geral da Fifa terá garantias do fluxo financeiro suficiente para concluir o Joaquim Américo a tempo do prazo estipulado. Isto porque os repasses do último contrato de financiamento feitos pela Fomento Paraná aconteceram de acordo com o cronograma e, inclusive, há a expectativa que aproximadamente R$ 12 milhões referente ao restante da terceira parcela cheguem hoje aos cofres do clube.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna