Jenson Button conquista a pole no GP de Mônaco de F1

Jenson Button está em estado de graça. E prestes a estabelecer na F1 um domínio que foi visto pela última vez em 2004, quando a Ferrari e Michael Schumacher trucidaram a concorrência.

Naquele ano, o alemão ganhou as cinco primeiras provas da temporada e bateu na sexta, em Mônaco. Depois, venceu as sete seguintes e terminaria o campeonato com 13 vitórias em 18 etapas, algo jamais alcançado por piloto algum na história.

É difícil igualar as façanhas do heptacampeão, mas o inglês da Brawn está ensaiando. Afinal, ganhou quatro das cinco corridas disputadas até agora em 2009. E, hoje, larga na pole position para o GP de Mônaco, sexta etapa do mundial.

Ele conseguiu, ontem, sua quarta pole no ano com uma volta estupenda, roubando a posição de um surpreendentemente desperto Kimi Raikkonen, da Ferrari, por apenas 0s025.

“Foi mesmo sensacional”, comemorou Button, líder do campeonato. “Eu não vinha bem ao longo do fim de semana, mas a gente foi melhorando aos poucos. Isso é que é legal nesta equipe.”

Com Raikkonen ao seu lado na primeira fila, Jenson espera apenas fazer uma boa largada para, então, dar o ritmo à prova -num circuito de ultrapassagens muito difíceis, partir na frente será essencial.

Atrás deles no grid estarão Rubens Barrichello, que ontem completou 37 anos e é o mais velho piloto em atividade na categoria, e Sebastian Vettel, o segundo mais jovem (faz 22 em julho; o mais novo da F1 atualmente é Sébastien Buemi, que em outubro completa 21). Na terceira fila estão Felipe Massa e Nico Rosberg.

A classificação de ontem, realizada com sol e calor, teve como surpresa na primeira parte a degola precoce dos dois carros da Toyota, que partirão na última fila.

A equipe, que vem fazendo boas corridas neste ano, se perdeu totalmente nas ruas de Monte Carlo. Mesmo assim, Trulli, penúltimo no grid, encontrou forças para reclamar de Fernando Alonso, que teria atrapalhado sua volta rápida.

Os dois carros da BMW Sauber, time irreconhecível neste ano, estão na penúltima fila. Quem acabou andando bem foi a dupla da Force India, Fisichella e Sutil, que pela primeira vez conseguiu passar à segunda parte da classificação. E Lewis Hamilton, que normalmente se sai bem em Mônaco, bateu e larga apenas em 16º.

No resto da classificação, tudo dentro do script-exceto, talvez, a reação rápida da Ferrari, que voltou a andar entre os ponteiros: Brawn e Red Bull fortes, Renault mais ou menos com Alonso e pior com Piquet, Williams bem com Rosberg e mal com Nakajima.

A prova no Principado, hoje, começa às 9h. Button, favorito à vitória, nunca venceu em Mônaco. Seu melhor resultado foi um segundo lugar em 2004, quando seu time ainda se chamava BAR.

Voltar ao topo