O Botafogo confirmou na tarde desta quarta-feira – na conta oficial do clube no Twitter – a renovação de contrato do goleiro Jefferson. O novo vínculo foi firmado até o fim de 2018. O jogador, de 34 anos, ídolo da torcida botafoguense, já disputou mais de 400 partidas com a camisa do time alvinegro carioca.

continua após a publicidade

Após um longo período de afastamento, o goleiro retornou aos gramados no dia 9 deste mês, no empate em 1 a 1 com o Atlético Mineiro, partida na qual Jefferson defendeu uma penalidade máxima – cobrada pelo atacante Rafael Moura – e fez ótimas defesas.

continua após a publicidade

Jefferson havia ficado 14 meses parado por causa de uma grave e rara lesão no tríceps do braço esquerdo, contusão que o forçou a passar por duas intervenções cirúrgicas. Antes do seu retorno no último dia 9, o atleta havia atuado pela última vez no dia 12 de maio de 2016, diante do Juazeirense, na Bahia, pela segunda fase da Copa do Brasil.

continua após a publicidade

O goleiro iniciou a sua carreira no Cruzeiro, de Belo Horizonte, mas ainda jovem, aos 20 anos, se transferiu para o Botafogo e passou a integrar as categorias de base da seleção brasileira. Em 2003, ano que chegou ao Rio de Janeiro, ele foi campeão mundial sub-20 pelo Brasil.

As boas atuações levaram Jefferson à Turquia, onde passou por Trabzonspor e Konyaspor. Mas, em 2009, ele retornou da Europa e, no ano seguinte, foi campeão carioca – defendendo um pênalti cobrado pelo atacante Adriano, do Flamengo, na final do torneio. Em 2013, Jefferson voltaria a ser campeão estadual pelo clube.