Dacar (Ag. Placar) – O brasileiro Jean Azevedo ganhou ontem a penúltima etapa do Rali Dacar 2007, entre as cidades de Tambacounda e Dacar, no Senegal.
Ele venceu a especial, com trecho cronometrado, em 2h37min46s. O segundo colocado foi o polonês Jacek Czachor, que chegou 2min05s atrás do vencedor. Em terceiro ficou o letão Janis Vonters. Virtual campeão, o francês Cyrill Despres cruzou em quinto, atrás do norte-americano Chris Blais. Neste domingo, serão realizados apenas 41km dentro da cidade de Dacar.
O resultado fez com que Jean Azevedo pulasse para a 27.ª posição na classificação geral entre as motos. Se não fosse por conta de problemas mecânicos durante a prova, ele teria condições de terminar entre os dez melhores do rali.
Outro bom resultado de brasileiros aconteceu entre os caminhões. André Azevedo terminou a etapa em terceiro lugar, com 3h03min16s. Ele chegou 9min32s atrás do vencedor, o francês Phillipe Jacquot. A marca, porém, não fez com que André melhorasse na classificação geral, em que aparece na quinta posição. O líder é o holandês Hans Stacey, quarto lugar ontem.
Entre os carros, os brasileiros Kléver Kolberg e Eduardo Bampi (navegador) terminaram em 12.º lugar, 8min42s depois do ganhador do dia, o espanhol Carlos Sainz. Para se ter idéia do bom tempo de Kléver e Eduardo, eles ficaram apenas 21 segundos atrás dos virtuais campeões do rali, os franceses Stephane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, que cruzaram em 11.º. O resultado fez com que os brasileiros subissem para o 51.º posto no quadro geral.
Paulo Nobre terminou em 24.º lugar, e Riamburgo Ximenes e Lourival Roldan ficaram em 36.º.