No primeiro dia de céu azul e sol no Dacar 2005, o piloto brasileiro Jean Azevedo venceu nos quilômetros finais a 14.ª etapa do rali. Ele foi 10 segundos mais rápido que o francês David Fretigne. Nos três postos de controle do dia, Jean e Fretigne travaram um duelo roda a roda. No trecho final, onde a velocidade era fator fundamental, o brasileiro levou sua KTM a 190 km/h e conquistou a vitória, sendo o primeiro brasileiro a faturar uma etapa do Dacar na categoria motos.

continua após a publicidade

"Estou muito feliz com este resultado. Quase consegui este feito em 2003, quando conquistei a segunda colocação em uma etapa. Quero dividir e dedicar esta vitória à toda equipe Petrobras Lubrax, que está comigo durante o ano todo trabalhando para que eu consiga atingir resultados como este", afirmou Jean no acampamento de Tambacounda, no Senegal. Segundo o brasileiro, a especial de ontem era bem rápida. "O dia foi longo e o terreno variou bastante. Fui rápido mas não achava que iria ganhar a etapa. Foi uma surpresa quando soube o resultado", acrescentou.

A briga de Jean no deserto ainda tem três etapas pela frente. O brasileiro subiu para o sétimo lugar na classificação geral, a 37 minutos do australiano Andy Caldecott, o sexto colocado. "A distância é grande e o rali está no fim, mas posso pensar ainda em subir na tabela", contou o brasileiro, que foi o quinto colocado no Dacar 2003.

Apenas André Azevedo, irmão de Jean, já havia vencido uma etapa do Rali Paris-Dacar na categoria caminhões." É como ganhar um GP de Fórmula 1", contou André, que já está em Dacar, capital do Senegal, esperando a caravana chegar. André teve problemas com o seu caminhão Tatra no início desta semana e teve que abandonar a prova. Nos 18 anos de participação de brasileiros no rali mais perigoso do mundo nunca um piloto de moto havia conseguido vencer uma etapa.

continua após a publicidade

Carros

O dia também foi bom para os brasileiros em quatro rodas. Klever Kolberg e Lourival Roldan, que competem com um Mitsubishi Pajero Full, conquistaram a sexta colocação entre os 75 carros que largaram na manhã de ontem. "Se não tivéssemos problemas na sétima etapa quando ficamos 14 horas parados e levamos 1 hora de penalização, hoje estaríamos entre os 10 primeiros na classificação geral", contou Klever.

continua após a publicidade

Na categoria carros, a dupla vencedora foi Ari Vatanen/Tiziano Siviero. Stéphane Peterhansel e o navegador Jean-Paul Cottret continuam na liderança geral. Klever também ressaltou que a etapa de ontem teve pistas rápidas. "E todos sabem, quanto mais rápido você vai, mais perigoso fica."

A vitória do brasileiro nas motos e o sexto lugar de Klever Kolberg e Lourival Roldan nos carros, fez do Brasil assunto do dia na caravana. O site oficial da prova (www.dakar.com) tinha o seguinte título: "Dia do Brasil no Dacar".