Jean da Silva vence no WQS

O catarinense Jean da Silva completou 21 anos de idade no último dia 6 e o maior presente veio ontem com o título do Hang Loose Pro Contest, que coincidentemente comemorou seu 21.º aniversário neste ano em Fernando de Noronha. Sua primeira vitória no Circuito Mundial de Surfe Profissional foi a 12.ª conquistada por brasileiros, contra onze de surfistas estrangeiros. O californiano Bobby Martinez empatou esta disputa no ano passado e o troco veio na mesma moeda, com Jean da Silva derrotando o também norte-americano Gabe Kling na grande final, que foi disputada não nos tradicionais e adrenalizantes tubos da Cacimba do Padre, mas ainda em boas ondas de 1,5 metro de altura. O campeão faturou o prêmio máximo de 12.000 dólares e os 2.000 pontos recebidos o levaram direto para a segunda colocação no ranking do World Qualifying Series (WQS), que passou a ser liderado pelo vice-campeão Gabe Kling, que já havia participado de uma etapa nos Estados Unidos.

?Procurei manter a calma em todas as baterias, acho que a única que eu fiquei um pouco nervoso foi contra o Mike Todd ontem (sábado) e ali na final o mar piorou um pouco, mas consegui pegar duas ondas razoáveis ali perto do Morro Dois Irmãos?, disse Jean da Silva, que depois das notas 6,17 e 6,83 recebidas passou a marcar o norte-americano Gabe Kling por toda a praia.

?Ele remou mais para o meio da praia e eu fui atrás para não deixar ele solto, utilizando mesmo o critério de marcação. Ele pegou uma onda fraca, depois saiu e foi correndo pela praia lá para o canto de novo, mas fui remando para lá também e aí foi só esperar acabar a bateria para comemorar, porque não entrou mais nenhuma outra onda boa?, contou Jean, que começou o ano conquistando a terceira posição no Mundial Pro Junior da ASP, realizado na Austrália.

?Estou muito feliz, fiz 21 anos de idade agora no dia 6 e estou vivendo um ótimo início de ano. Agora tem mais um evento importante em Florianópolis, vou estar praticamente competindo em casa, ganhei um convite dos organizadores para entrar junto com os cabeças-de-chave e vou tentar outro bom resultado para tentar atingir meu objetivo neste ano, que é entrar no WCT?, revelou Jean.

Com a classificação para a grande final do Hang Loose Pro Contest 2006, o norte-americano Gabe Kling garantiu a liderança isolada no ranking que indica quinze surfistas para a elite mundial do ASP World Championship Tour (WCT). Ele já havia competido numa etapa de nível 4 estrelas nos Estados Unidos e com o vice-campeonato em Fernando de Noronha passou a somar 2.208 pontos, contra 2.000 do novo vice-líder, Jean da Silva.

?Tentei de tudo para conseguir pegar boas ondas. Usei a mesma tática de remar para o lado direito ontem (sábado) contra o Ricky Basnett (AFR) e deu certo, mas agora contra o brasileiro não deu não. Ele mereceu a vitória, surfou muito bem durante todo o campeonato e eu saio daqui feliz, porque peguei ótimos tubos, essa ilha é maravilhosa e ainda passei a liderar o ranking, então está tudo bem?, falou Gabe Kling, que ganhou 5.000 dólares e marcou 1.720 pontos no ranking do WQS 2006, que continua nesta semana no 6 estrelas promovido pelo Costão do Santinho, em Florianópolis (SC).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo