Número 17 do ranking mundial, Hideki Matsuyama é mais um atleta do golfe a culpar o vírus da zika ao anunciar sua desistência de participar dos Jogos do Rio. O japonês é o primeiro atleta do seu país a afirmar publicamente que não irá disputar a Olimpíada.
“Apesar de estar empolgado com o retorno do golfe à Olimpíada e que um potencial sucesso ajudaria a divulgar o golfe no Japão, eu cheguei à conclusão de não colocar a minha saúde e dos membros da minha equipe em risco. Eu fui abastecido de informações de todas as partes, assim como dos médicos sobre a situação do Rio, mas eu não posso estar 100% certo sobre minha segurança e da minha equipe a respeito do vírus da zika”, disse o japonês em comunicado.
Matsuyama é o sexto atleta do Top 20 do ranking mundial a anunciar sua desistência de participar da Olimpíada, acompanhando as decisões de Jason Day, Rory McIlroy, Adam Scott, Branden Grace e Louis Oosthuizen. A maioria deles culpou o vírus da zika pela decisão.
A lista de atletas que estarão no Rio-2016 vai ser definida na próxima segunda-feira, após atualização do ranking mundial. Por enquanto, só atletas do golfe e um ciclista anunciaram que não estarão no Rio por causa do zika.