A seleção japonesa deu um grande passo para garantir vaga na Copa do Mundo de 2014, ao vencer nesta terça-feira a seleção do Iraque, em Saitama, no Japão, por 1 a 0, disparando assim na liderança do grupo B das Eliminatórias asiáticas.
No grupo A, a seleção sul-coreana manteve a liderança da chave ao empatar fora de casa em 2 a 2 com o Uzbequistão. No outro jogo, O Líbano surpreendeu o Irã, vencendo por 1 a 0, embolando a disputa pela segunda colocação, que dá vaga direta ao Mundial.
No reencontro do técnico Zico, hoje no Iraque, com a seleção japonesa, os donos da casa venceram com gol de Ryoichi Maeda, aos 25 minutos do primeiro tempo. Com a vitória, os nipônicos dispararam na liderança da chave, com 10 pontos ganhos em quatro jogos.
Na outra partida, a Jordânia venceu por 2 a 1 a seleção australiana e subiu para a segunda colocação da chave. Em Amman, os jordanianos venceram com gols de Hasan Mahmoud e Amer Deeb, Archie Thompson descontou nos últimos minutos da partida.
A vitória fez com que a seleção do Oriente Médio ultrapasse os rivais, saltando da última posição para a vice-liderança, com quatro pontos. Os australianos aparecem na terceira colocação, seguidos por Iraque e Omã. As três seleções têm dois pontos ganhos.
No grupo A, a Coreia do Sul tentava a terceira vitória em três jogos, mas jogando em Tashkent, só conseguiu empate em 2 a 2. Ki Sungyueng (contra) e Sanjar Tursunov marcaram os gols uzbeques. Kwak Tae Hwi e Lee Dong Gook mexeram no placar para os sul-coreanos.
O empate deixou a seleção da Coreia do Sul com sete pontos, na primeira colocação na tabela. A vice-liderança segue sendo do Irã, que nesta quarta rodada caiu diante do Líbano, em Beirute, por 1 a 0, com gol Roda Antar.
As duas seleções, além do Catar, aparecem com quatro pontos na tabela de classificação. Fechando a chave está a seleção do Uzbequistão que tem dois pontos ganhos.
As duas primeiras colocadas de cada chave garantem vaga na Copa do Mundo de 2014. As terceiras colocadas do grupo se enfrentam e o vencedor disputar repescagem com o quinto colocado das Eliminatórias sul-americanas, por uma das últimas vagas no Mundial.