O Japão foi, dentre as grandes seleções do continente asiático, quem deu mais azar no sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, realizado neste sábado, no Rio de Janeiro. A seleção japonesa caiu no grupo C e terá pela frente a Coreia do Norte, que jogou a última Copa, e o Usbequistão, sexto asiático mais bem colocado no ranking da Fifa, além da Síria.
Vida mais fácil terá o Irã, que caiu num grupo que tem Qatar, Bahrein e Indonésia, todas seleções sem grande expressão. Coreia do Sul e Emirados Árabes, no grupo B, e Austrália e Arábia Saudita, no D, também devem proporcionar confrontos interessantes.
As Eliminatórias da Ásia já tiveram as suas duas primeiras fases realizadas. Primeiro, caíram Camboja, Timor Leste, Afeganistão, Sri Lanka, Paquistão, Mianmar, Macau e Taipei. Depois, saíram Laos, Bangladesh, Palestina, Turcomenistão, Iêmen, Nepal, Tajiquistão, Quirguistão, Vietnã, Filipinas e Maldivas. Nenhum deles entrou no sorteio deste sábado.
Os vinte que sobraram foram divididos em cinco grupos de quatro. Avançam somente os campeões de cada um deles. Na fase final, um pentagonal irá indicar dois times que vão direto à Copa. O terceiro colocado joga contra o quinto das Eliminatórias da América do Sul.
Confira os grupos das Eliminatórias asiáticas.
Grupo A: China, Jordânia, Iraque e Cingapura.
Grupo B: Coreia do Sul, Kuwait, Emirados Árabes e Líbano.
Grupo C: Japão, Usbequistão, Síria e Coreia do Norte.
Grupo D: Austrália, Arábia Saudita, Omã e Tailândia.
Grupo E: Irã, Qatar, Bahrein e Indonésia.