O Japão anunciou nesta terça-feira que desistiu da disputa para sediar a Copa do Mundo de 2018, se concentrando apenas na concorrência ao Mundial de 2022. Inicialmente, o país asiático havia se candidatado aos dois eventos, mas decidiu apenas por 2022 após reunião na Fifa.

continua após a publicidade

Motoaki Inukai, presidente da Associação de Futebol do Japão, disse ao jornal Sports Hochi desta terça-feira que, aparentemente, a Fifa tem a intenção de realizar a Copa do Mundo de 2018 na Europa.

O Japão recebeu o Mundial de 2002 junto com a Coreia do Sul. No dia 2 de dezembro, a Fifa vai decidir os países que vão sediar as Copas do Mundo de 2018 e 2022. Inukai e Tatsuo Kawabata, ministro dos Esportes do Japão, se encontraram com Joseph Blatter, presidente da Fifa, na segunda-feira, em Zurique.

“O presidente Blatter nos disse que os países europeus devem lutar por 2018 e que seria uma escolha mais sábia tentar 2022”, disse Kawabata. Inukai afirmou que deverá fazer um anúncio formal após explicar a decisão ao comitê organizador em uma reunião marcada para 11 de maio.

continua após a publicidade

Inglaterra, Rússia, Estados Unidos, Austrália e as candidaturas conjuntas de Espanha e Portugal e Holanda e Bélgica tentam receber os Mundiais de 2018 ou 2022. Catar, Coreia do Sul e agora o Japão estão na luta apenas pela Copa de 2022.