Recuperada da eliminação nas oitavas de final em Tóquio, na última quarta-feira, a ex-número 1 do mundo Jelena Jankovic estreou bem pelo Torneio de Pequim. Única favorita a entrar em quadra neste sábado no piso duro chinês, a terceira cabeça de chave precisou de 1h34 para vencer a checa Klara Zakopalova por 2 sets a 0, com um duplo 7/5.
Campeã em Pequim em 2008 e vice em 2007, Jankovic luta para voltar a figurar entre as primeiras colocadas do ranking mundial. Atual sexta colocada da WTA, ela ainda não tem adversária definida na segunda rodada. A sua rival sairá do confronto entre a compatriota Bojana Jovanovski e a ucraniana Kateryna Bondarenko.
Também neste sábado foram definidas as adversárias de algumas favoritas que só estreiam na segunda rodada. A russa Vera Zvonareva, segunda cabeça, enfrentará a alemã Andrea Petkovic. Já a sua compatriota Maria Sharapova, 12.ª favorita no piso duro chinês, vai encarar a também russa Elena Vesnina.
A experiente japonesa Kimiko Date Krumm, que eliminou Sharapova logo em sua estreia em Tóquio, cruzará o caminho de outra russa em Pequim. A tenista de 40 anos eliminou a espanhola Anabel Medina Garrigues e pega Elena Dementieva, que neste sábado ficou com o vice-campeonato na capital japonesa.