A beleza exótica de Jelena Jankovic pode tomar lugar dos traços clássicos da compatriota Ana Ivanovic ou das linhas soberbas e sofisticadas da russa Maria Sharapova. A sérvia de 23 anos passou, neste sábado (28), às oitavas-de-final do Aberto de Wimbledon ao bater a dinamarquesa Carolina Wozniacki por 2 sets a 1 – parciais de 2/6, 6/4 e 6/2 -, e candidata-se ao trono de rainha do tênis. Atual 3 do ranking, pode assumir a liderança se alcançar as semifinais na grama do All England Club.

continua após a publicidade

O reinado feminino vive período de instabilidade. Sharapova herdou a coroa com a aposentadoria da belga Justine Henin. Mas logo perdeu o trono ao ser eliminada em Roland Garros, dando de presente a posição de número 1 para Ana Ivanovic.

A atual rainha já está ameaçada. Depois de vencer o primeiro Grand Slam de sua vida, em Roland Garros, Ivanovic caiu na farra e chegou sem um preparo adequado para Wimbledon. Resultado: foi eliminada pela chinesa Zie Zhang, na terceira rodada, e pode ceder a liderança para a compatriota Jankovic.

Com Ivanovic e Sharapova fora de Wimbledon, as portas estão abertas para Jankovic. Só que seus sonhos podem se desfazer diante da norte-americana Venus Williams. A tenista sérvia precisa chegar às semifinais. Na próxima rodada tem de vencer a tailandesa Tamarine Tagasugarn e depois, muito provavelmente, teria Venus pela frente.

continua após a publicidade

No duelo diante de Carolina Wozniacki – a secreta namoradinha do espanhol Rafael Nadal – Jankovic venceu de virada, mas sentiu uma lesão no joelho esquerdo. Em seu jogo, Venus passou fácil pela espanhola Maria José Sanches por 2 sets a 0 – com parciais de 6/1 e 7/5.