São Paulo – A ala Janeth Arcain estará em quadra hoje, pela Nossa Liga de Basquete (NLB). Mas na preliminar, o jogo de exibição entre equipes femininas formadas pelas atletas dos seis clubes que disputarão o torneio. O apoio de Janeth à NLB pode levar a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) a rever o veto a convocação de atletas da liga para as seleções brasileiras. Mas o principal jogo da noite, no ginásio Vô Lucato, de Limeira (SP), será masculino, o primeiro da NLB, entre Rio Telemar, campeão brasileiro, e Winner Limeira, vice-campeão paulista, às 20h10 (com ESPN Brasil).

continua após a publicidade

A preliminar feminina será às 18h, após a abertura formal do torneio, com a presença de Oscar Schmidt, presidente da NLB, Paula e Hortência, da diretoria, e Janeth, as maiores estrelas do basquete reunidas na primeira manifestação formal contra a administração do campeonato e o tratamento dado aos clubes pela CBB. A NLB, independente e não reconhecida, reunirá 18 equipes, divididas nas conferências Norte e Sul. A liga respeitará as datas dos campeonatos estaduais.

?É grande a minha expectativa e a de todos que gostam de basquete. Será o primeiro Brasileiro de verdade?, afirma Oscar. A NLB foi criada em 16 de março e, desde então, passou a organizar o campeonato. ?Eu sabia que daria certo, pela determinação de clubes como Limeira, Araraquara, Ulbra, São José dos Pinhais… E também de Franca e Paulistano, que deixaram a NLB pelos motivos deles e foram as maiores perdas que tivemos?, acrescenta.

Oscar aponta Limeira e Araraquara como principais forças do torneio, dizendo que também terão equipes bem competitivas Telemar, Casa Branca, Ulbra, Keltek Basketball e Macaé.

continua após a publicidade

O técnico Miguel Ângelo da Luz, que escalou Douglas, Ratto, Betão, Aylton e Sandro Varejão, para o Telemar amanhã, disse que Limeira, do técnico Luiz Zanon, que disputa o Paulista, está em melhor ritmo de jogo. ?Mas nossa expectativa é enorme?, afirma o técnico. Observa que a NLB já criou novos postos de trabalho.