A três semanas do fechamento da janela de transferências para o mercado europeu – dia 31 de agosto -, a diretoria do Palmeiras ainda teme perder jogadores para times estrangeiros. A situação do meia chileno Valdivia é a mais preocupante. ?A todo momento surge alguém nos perguntando sobre a situação dele, mas, até agora, não veio uma proposta oficial?, diz o diretor de futebol, Genaro Marino. ?São muitos boatos, muita sondagem, mas nunca apareceu nada no papel.?

continua após a publicidade

Na semana passada, o empresário Cristián López, que presta assessoria a Valdivia, garantiu em entrevista que o meia fica no Palmeiras até o fim do ano, mas que, depois disso, o jogador pode ser negociado. Segundo López, o Valencia, da Espanha, e o Hertha Berlim, da Alemanha, são os clubes que fizeram sondagens sobre Valdivia, que já atuou em dois clubes europeus: os pequenos Rayo Vallecano, da Espanha, em 2003, e o Servette, da Suíça, em 2004.

Até agora, o único titular que o Palmeiras perdeu para o exterior foi o meia Michael, vendido para o Dínamo de Kiev, da Ucrânia, no mês passado. Valor do negócio: pouco mais de R$ 6 milhões. Além de Michael, o goleiro Diego Cavalieri e o zagueiro David são os principais atrativos para o mercado europeu. Cavalieri até já deu entrada no pedido de passaporte italiano, o que deve facilitar sua negociação.

continua após a publicidade