Jamaica confirma doping de cinco corredores

As autoridades esportivas da Jamaica confirmaram nesta sexta-feira que cinco membros de sua equipe de atletismo foram flagrados em exame antidoping, e serão ouvidos nos próximos dias para dar suas versões para o uso de substancias ilegais.

Os nomes dos atletas não foram divulgados, mas os dirigentes se apressaram a dizer que o exame não pegou nenhuma das estrelas do país, como os velocistas Usain Bolt e Asafa Powell. A informação foi divulgada pelo jornal Jamaican Observer. Os atletas flagrados são quatro homens, sendo dois membros da equipe de revezamento 4×100 metros e dois no 4×400 metros, e uma mulher, da equipe do 4×100 metros.

Pouco antes de vencer a prova dos 100 metros rasos no Meeting de Londres, Bolt disse que não temia nenhuma acusação. “Um amigo me telefonou e falou sobre isso, mas não estou preocupado, é algo que não me interessa”, disse o velocista. O governo jamaicano se reuniu com dirigentes da federação de atletismo para discutir o assunto.

Os exames foram feitos no mês passado, durante o Campeonato Jamaicano, e analisados por um laboratório em Montreal, no Canadá. Em Londres, o porta-voz da Federação Internacional das Associações de Atletismo (Iaaf), Nick Davies, confirmou que a entidade já foi informada do caso. “É muito cedo, então não podemos dizer quem são ou qual é a droga”, esquivou-se.