O Shakhtar Donetsk viu o fim do sonho de conquistar o bicampeonato consecutivo da Liga Europa nesta quinta-feira. Jogando em casa, a equipe ucraniana não conseguiu reverter a derrota por 2 a 1 sofrida para o Fulham, no confronto de ida, em Londres. O brasileiro Jadson ainda marcou no empate por 1 a 1, mas o resultado acabou definindo a eliminação para o time inglês.
Além de Jadson, o Shakhtar ainda contou com os brasileiros Fernandinho, Ilsinho e Luiz Adriano como titulares. Após ganhar o título em 2009, quando a competição ainda se chamava Copa da Uefa, o time precisava de uma vitória simples para avançar às oitavas de final. Contudo, o norueguês Hangeland abriu o placar aos 33 minutos, Jadson empatou aos 24 da segunda etapa, e a equipe ucraniana não conseguiu o gol que levaria a decisão para os pênaltis.
Ainda nesta quinta-feira, outra equipe foi surpreendentemente eliminada na Liga Europa. A Roma, que tinha perdido por 3 a 2 para o Panathinaikos, também precisava de uma vitória simples em casa para se classificar. O norueguês Riise ainda fez 1 a 0 para os italianos, mas o francês Cisse marcou duas vezes para definir o triunfo por 3 a 2 do time grego, em pleno Estádio Olímpico de Roma.
Já Liverpool e Olympique de Marselha se classificaram com tranquilidade. Em Bucareste, na Romênia, o time inglês ganhou do Unirea Urziceni por 3 a 1, depois de já ter vencido por 1 a 0 em casa. O Olympique, por sua vez, teve ainda mais facilidade. Em Marselha, a equipe venceu o Copenhagen por 3 a 1 e repetiu o placar que havia conquistado na Dinamarca.
O Atlético de Madrid conquistou a vaga já nos acréscimos, quando o uruguaio Forlán marcou e definiu a vitória por 2 a 1 sobre o Galatasaray, na Turquia – no jogo de ida, as equipes haviam empatado por 1 a 1. O Hamburgo também sofreu para avançar, ao perder por 3 a 2 para o PSV, na Holanda, depois de ter vencido por 1 a 0 na Alemanha. Por fim, o Anderlecht, da Bélgica, goleou o Athletic Bilbao por 4 a 0 e também avançou.
Com os primeiros resultados desta quinta-feira, dois confrontos das oitavas de final da Liga Europa já estão definidos. No dia 11 de março, o Hamburgo recebe o Anderlecht e o Benfica joga em casa contra o Olympique de Marselha.