Jadel Gregório faz a melhor marca do ano

São Paulo – Jadel Gregório sabia queestava pronto para superar o recorde do salto triplo do Troféu Brasil Caixa de Atletismo. Ontem, no último dia de competições na pista do Estádio Ícaro de Castro Mello, em São Paulo, Jadel deu um salto de 17,72 metros, o melhor do mundo este ano bateu o campeão mundial, o sueco Christian Olsson, que saltara 17,61 m na sexta-feira, em Turim (ITA) e pulverizou o recorde do Troféu Brasil, de 17,29 m, de Anísio Souza e Silva, feito em 1993. Além de melhorar sua marca pessoal ao ar livre, ficou perto da melhor marca do Brasil de todos os tempos, os 17,89 m de João do Pulo, de 1975. “Esperava chegar aos 17,50 m, mas esta marca foi bem-vinda. Como não estaria feliz com os 17,72 m?”

Jadel, que embarca para a Europa amanhã sua primeira prova será sexta-feira, em Bergen (NOR), Grand Prix que abre a Golden League , disse que fica ainda mais confiante para o restante da temporada. “A tendência é saltar longe. Nas primeiras provas, viajando, o rendimento deve cair um pouco. Mas me imagino saltando bem nos meetings e na Olimpíada.” A meta é manter a regularidade, como em 2003, quando saltou dez vezes acima dos 17 metros. A medalha olímpica continua nos planos.

Jadel, de 23 anos, 2,02 m e 103 quilos, acha que saltará melhor se ficar mais leve. Quer emagrecer pelo menos dois quilos até a Olimpíada, mas nem sempre consegue evitar a pizza, iguaria comum no cardápio de um solteiro que mora sozinho. Seu prato favorito é arroz, feijão, bife e ovo, mas “nem sempre dá tempo de preparar comida.”

Nos 100 m

Ontem, Vicente Lenilson de Lima venceu o duelo dos 100 m e confirmou a vaga olímpica com o bom tempo de 10s13. A segunda vaga dos 100 m para os Jogos de Atenas ficou com André Domingos da Silva, vice-campeão do Troféu Brasil, com 10s15. Jarbas Mascarenhas Júnior foi terceiro (10s26), mas terá de competir até 11 de julho, último dia para a obtenção de índices, para permanecer entre os mais rápidos do ranking brasileiro.

André, que já havia assegurado vaga olímpica nos 200 m com o título de campeão brasileiro, disse que não pretende correr os 100 em Atenas. Mas não é o que pensa o técnico Jayme Neto Jr. “Ele ainda não sabe, não conversamos, mas poderá correr os 100 m, sim. Com isso, teria um desgaste menor para integrar o revezamento 4 x 100 m, nossa prioridade. No revezamento, temos chance real de ganhar medalha olímpica.” Os seis velocistas do 4 x 100 m, quatro titulares e dois reservas, só serão definidos depois de 11 de julho.

Redelen e Matheus garantidos nos 110

São Paulo –

Redelen Melo dos Santos e Matheus Inocêncio saíram do Troféu Brasil com vaga olímpica garantida nos 110 metros com barreiras. Ontem, Redelen, recordista sul-americano, venceu a prova com 13s39, seguido por Matheus, que fez 13s48. Anselmo Gomes da Silva e Márcio Simão de Souza, ambos com índice olímpico A, continuam na disputa pela última vaga para Atenas. Anselmo foi terceiro (13s60), com Márcio em quarto (13s61).

A determinação é traço marcante na personalidade de Redelen. “Meu objetivo é correr rápido até Atenas, ficar entre os dez, oito melhores do mundo, e vou perseguir essa meta”, disse o atleta.

Redelen comemorou a vaga com muito riso e acenos para a torcida. Já Matheus chorou de emoção, abraçado ao técnico Marcelo Lima, também em lágrimas, e ao fisioterapeuta David Costa. “Fiquei fora do Pan-Americano de 2003 e não queria mais isso. Agora, vou me preparar para Atenas”, disse Matheus, de 23 anos, há quatro no atletismo. Depois dos Jogos, em novembro, Matheus vai juntar-se à equipe de bobsled que irá à Copa do Mundo de esportes de inverno, em 2005.

Ontem, Elisângela Adriano foi ouro no arremesso do peso, com 17,73 m está invicta desde 1990; a revelação Júlio César Miranda de Oliveira foi campeão no lançamento do dardo (73 74 m); Raphael Fernandes, de 19 anos, ganhou os 400 m com barreiras (50s04) depois da queda do tricampeão pan-americano Eronildes Nunes Araújo, que liderava a prova; Fabiano Peçanha ficou a 12 centésimos de segundo do índice nos 800 m (1min46s12); a equipe BM&F Atletismo foi campeã pela 12ª vez, com 830 pontos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo