São Paulo – Os saltos continuam entre as principais atrações do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, a partir de hoje e até domingo, na pista do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, este ano tendo como atração a busca de índices para os Jogos Olímpicos de Atenas, em agosto. Sem Maurren Higa Maggi, que estará na arquibancada, grávida, assistindo à competição, a estrela dos saltos será Jadel Gregório, de 23 anos. O atleta já tem índice olímpico no triplo, é o segundo colocado no ranking mundial de pontos da Associação Internacional de Federações de Atletismo (Iaaf) e dono do sexto melhor salto do ano, com a marca de 17,25 m, feita em Belém, há 15 dias. Mas hoje Jadel fará um outro salto à distância, com qualificação às 9h e final às 14h30.
“Jadel pode fazer uma marca surpreendente, para quem não está acompanhando os seus treinamentos, no salto em distância”, afirmou o técnico Nélio Moura, que prefere não fazer previsões de quão longe o atleta poderá saltar. Mas acha que Jadel, que já saltou 8,10 m no estadual, esse ano, está pronto para fazer o índice olímpico A (mais forte) na prova (8,19 m). “E continua bem no triplo.” A decisão do triplo será domingo.
Outro destaque nos saltos é a participação da atleta pernambucana Keila Costa no salto em distância, com qualificação sexta-feira, sob a direção do técnico Pedro Camargo de Toledo, o Pedrão, que orientou João do Pulo.