Já estão fixadas as provas de longa distância do atletismo

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou nessa semana a relação de maratonas e de competições de marca atlética de 20 e 50 km reconhecidas pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) para a obtenção de índices para a Olimpíada de Londres.

Três provas de marcha e cinco de maratona serão disputadas no Brasil, mas, no último caso, apenas uma está prevista para ser realizada antes do prazo máximo estipulado pela CBAt para obtenção do índice, 29 de abril.

A única maratona que será disputada até a data limite é a Maratona Internacional de Santa Catarina, marcada para o dia 19 de abril, em Florianópolis. As outras provas são a Maratona de Porto Alegre (06 de junho), Maratona de São Paulo (17 de junho), Maratona Cidade do Rio de Janeiro (08 de julho) e Maratona Pró – Adidas do Rio de Janeiro (09 de setembro).

Para Londres-2012, o brasiliense Marilson Gomes dos Santos está pré-convocado por ter ficado em 21lugar no Ranking Mundial da IAAF no ano passado, com o tempo de 2h06min34s. Já o paulista Paulo Roberto de Almeida, no dia 16 de outubro de 2011, conseguiu o índice ao correr a Maratona de Amsterdã, na Holanda, em 2h13min15s.

Na marcha atlética de 50 km, os brasileiros terão apenas uma competição em casa: a Copa Brasil, marcada para o dia 5 de fevereiro, na cidade de Barueri, na Grande São Paulo. Já nos 20 km, a data já foi marcada para os dias 25 e 26 de fevereiro, mas ainda não foi definido o local. O prazo para obtenção do índice na marcha 20k acaba em 1de julho.

A IAAF apontou 18 provas como válidas para a obtenção das marcas mínimas na marcha e 250 maratonas, das quais 48 serão realizadas nos Estados Unidos e 16 no Japão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo