Ex-líder do ranking mundial, Ana Ivanovic irá lutar por um objetivo inédito na sua carreira neste domingo. Ao vencer a chinesa Shuai Zhang por 2 sets a 0, com duplo 6/2, a tenista sérvia se garantiu na final do Torneio de Birmingham e assim terá a chance de conquistar o seu primeiro título de uma competição realizada em piso de grama no circuito profissional.
Após o jogo deste sábado, Ivanovic qualificou essa possibilidade como um “sonho” e admitiu ansiedade para a decisão. “Dez anos no circuito e eu nunca tive um título na grama. Seria definitivamente algo especial”, afirmou a sérvia de 26 anos de idade, cabeça de chave número 1 do torneio inglês que serve de preparação para Wimbledon, Grand Slam marcado para começar no próximo dia 23, em Londres.
A adversária de Ivanovic na final deste domingo será a checa Barbora Zahlavova Strycova, que neste sábado derrotou a australiana Casey Dellacqua por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/5) e 6/1. Strycova, por sua vez, jogará pela primeira vez uma decisão de um torneio realizado em superfície de grama.
Esse será o terceiro confronto de Ivanovic, 13ª colocada do ranking mundial, com a tenista checa, atual 62ª colocada da WTA. E a sérvia levou a melhor de forma tranquila nos outros dois jogos disputados com a rival. Primeiro passou pela adversária por 6/3 e 6/2 no Torneio de Linz de 2010, antes de voltar a superá-la no ano seguinte em Indian Wells, nos Estados Unidos, por duplo 6/2.