Ana Ivanovic e Jelena Jankovic venceram seus jogos nesta terça-feira (2) e se classificaram para uma inédita semifinal sérvia em Roland Garros. Ivanovic, número 2 do mundo, derrotou a suíça Patty Schnyder por 6/3 e 6/2, mesmo placar do triunfo de Jankovic, a terceira do ranking, sobre a espanhola Carla Suarez Navarro.

continua após a publicidade

Além da vaga na final, o jogo pode valer a chance de ocupar o primeiro lugar do ranking mundial – se uma das duas for campeã, conseguirá pontos suficientes para ultrapassar Maria Sharapova, que foi eliminada nas oitavas-de-final da competição neste ano e perderá muitos pontos, já que foi até as semifinais no ano passado.

Jankovic encarou uma verdadeira maratona fora da quadra. Depois de derrotar a polonesa Agnieszka Radwanska no domingo (1.º), ela viajou até a Sérvia para tratar de uma inflamação no braço direito, e retornou apenas na segunda-feira (2) à noite a Paris. "Se não fosse assim, acho que não estaria apta para jogar, porque estava com muita dor", contou a tenista, que no ano passado caiu nas semifinais, diante de Justine Henin.

Ivanovic, que em 2007 bateu Sharapova na semifinal, mas perdeu a decisão para Henin, terá um leve favoritismo no duelo sérvio, já que está bem fisicamente e ainda não perdeu um set sequer no torneio. Nesta terça, ela teve de correr para terminar o jogo debaixo de uma leve garoa, antes que a chuva apertasse. "Ainda bem que consegui me concentrar e vencer", disse.

continua após a publicidade

A outra candidata a assumir o primeiro lugar do ranking é a russa Svetlana Kuznetsova, que nesta terça se classificou para as quartas-de-final, ao concluir seu jogo contra a bielo-russa Victoria Azarenka – interrompido na segunda por falta de luz natural – em 6/2 e 6/3. Ela enfrenta nesta quarta a estoniana Kaia Kanepi, bateu a checa Petra Kvitova por 6/3, 3/6 e 6/1 e se tornou a primeira representante de seu país entre as oito melhores de Roland Garros. O outro duelo por vaga na semifinal será entre as russas Dinara Safina – que eliminou Sharapova – e Elena Dementieva.