A russa Maria Sharapova foi massacrada nesta quinta-feira (7) pela sérvia Ana Ivanovic por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1, e acabou sendo eliminada nas semifinais do Grand Slam de Roland Garros. Atual número dois do ranking da Associação das Tenistas Profissionais (WTA), a russa nunca conseguiu avançar à decisão do torneio francês. Ivanovic, que bateu pela segunda vez Sharapova pelo circuito, pegará na final a vencedora do duelo entre a também sérvia Jelena Jankovic e a belga Justine Henin, cabeça-de-chave número 1 e primeira do mundo.

continua após a publicidade

O primeiro serviço foi fundamental para a vitória de Ivanovic. Ela confirmou 77% dos saques, contra apenas 44% de Sharapova. O domínio foi ampliado na segunda parcial, quando a sérvia de apenas 19 anos conseguiu 83% de aproveitamento, contra 43% da adversária. Nervosa, a musa russa ainda obteve diversos erros não-forçados ao perder bolas fáceis.

"Pensei que o jogo seria mais disputado", comentou Ivanovic. "Foi uma grande partida da minha parte. Também tive sorte porque ela é uma jogadora muito difícil. Estou muito contente de ter conseguido ganhar desta forma. Sabia que teria que jogar com muita agressividade para evitar que a minha rival aproveitasse as chances. Por sorte consegui abrir uma boa vantagem no segundo set ao fazer 4 a 0", acrescentou.

Apesar da eliminação, Sharapova ainda possui chances de voltar ao topo do ranking da WTA. Para isso, ela precisa torcer para que Henin seja derrotada por Jankovic na outra semifinal. A belga, que defende os pontos do título de Roland Garros no ano passado, nunca perdeu para a rival. Em cinco confrontos entre elas, Henin levou a melhor em todas. O seu último triunfo aconteceu no Aberto de Berlim, nesta temporada.

continua após a publicidade