Ainda não foi desta vez que o América-MG conseguiu uma vaga dentro do G-4 – a zona de acesso à primeira divisão. O time mineiro até alcançaria o seu objetivo, desde que vencesse a Ponte Preta, mas não foi além do empate sem gols, neste sábado à noite, no fechamento da 32ª rodada. O 0 a 0 pode ser creditado à grande atuação do goleiro Ivan, que fez grandes defesas, inclusive, um pênalti.

continua após a publicidade

O time mineiro continua em quinto lugar com 49 pontos, dois atrás do Atlético-GO, quarto colocado e que abre o G-4. A equipe paulista segue em posição intermediária, com 42 pontos, em 13º lugar, e tentando logo descartar qualquer ameaça de ser rebaixado à Série C.

Detalhe curioso é que o América-MG, acostumado com suas cores verde e preto, usou seu terceiro uniforme, totalmente vermelho. Além disso, usando um escudo retro em homenagem ao decacampeonato mineiro conquistado nas décadas de 30 e 40. Naquela época, justamente, o time usava a cor vermelha.

Animado com a chance de terminar a rodada dentro do G4, o América-MG mostrou muita intensidade desde o início do jogo, criando chance sobre chance e transformando o goleiro Ivan no principal destaque do jogo, pelo menos, com quatro boas defesas, um delas um pênalti cobrado por Felipe Azevedo.

continua após a publicidade

Aos 14 minutos, Júnior Viçosa assustou com um chute cruzado e que passou perto. O meia Matheusinho recebeu passe de letra de Júnior Viçosa e chutou forte aos 15 minutos, de fora da área, mas Ivan espalmou. Aos 18 minutos, Giovane desceu pelo lado esquerdo e cruzou no alto. Júnior Viçosa testou forte e a bola explodiu no travessão. Na volta, o lateral paulista, Henrique Trevisan empurrou por trás a Felipe Azevedo: pênalti. Na cobrança dele mesmo, a bola saiu forte, porém, no centro do gol. Ivan desviou com o pé esquerdo.

A Ponte não conseguiu sair da defesa, mas deu um susto no time mineiro aos 24 minutos quando Araos lançou Roger e ele recebeu a falta dentro da área cometida por Ricardo Silva. O árbitro Paulo Henrique de Melo Salmazio, do Mato Grosso do Sul, anotou a penalidade máxima, no entanto, o auxiliar Eduardo Goncalves da Cruz alertou que Roger estava impedido.

continua após a publicidade

Felipe Azevedo teve outra chance de abrir o placar aos 34 minutos, quando entrou na área pelo lado direito sem marcação e chutou forte, mas Ivan salvou o gol com o pé direito. Nos últimos minutos, o time paulista conseguiu acertar a marcação, principalmente a cobertura dos seus dois laterais Airton e Henrique Guedes.

Na volta para o segundo tempo, Gilson Kleina fez uma opção técnica ao tirar Vico para a entrada de Marquinhos. E conseguiu conter a pressão americana, embora Ivan tenha salvado de novo aos 14 minutos num chute cruzado do lateral Diego Ferreira.

Mesmo sem força ofensiva, a Ponte Preta balançou as redes aos 21 minutos num chute de longa distância de Araos. Mas não valeu. O atacante Roger estava impedido e se abaixou para evitar o toque na bola. O lance foi anulado pelo auxiliar Carlos Gonçalves da Cruz. Por reclamação, Lucas Mineiro e Roger receberam o cartão amarelo.

O time mineiro continuou em cima e aos 29 minutos Matheusinho fez o passe diagonal para Júnior Viçosa que na área acabou bloqueado na saída rasteira de Ivan, que fez outra boa defesa. Cansado, o América não superou o bom bloqueio defensivo paulista, a ponto de não ter mais nenhuma chance para marcar seu gol.

Os dois times voltam a campo na próxima terça-feira pela 33ª rodada. O América-MG vai receber o Paraná, que também sonha com o acesso, a partir das 20h30. A Ponte Preta vai receber o São Bento, às 21h30, em Campinas.

FICHA TÉCNICA:

AMÉRICA-MG 0 x 0 PONTE PRETA

AMÉRICA-MG – Airton; Diego Ferreira, Lucas Kal, Ricardo Silva e Sávio (Jonatas Belusso); Zé Ricardo, Juninho (Vitão), Giovane e Matheusinho; Felipe Azevedo (Rafael Bilu) e Júnior Viçosa. Técnico: Felipe Conceição.

PONTE PRETA – Ivan; Edilson, Renan Fonseca, Reginaldo e Guilherme Guedes; Camilo, Lucas Mineiro, Araos (Bill) e Renato Cajá (Washington); Vico (Marquinhos) e Roger. Técnico: Gilson Kleina.

ÁRBITRO – Paulo Henrique de Melo Salmazio (MS).

CARTÕES AMARELOS – Matheusinho (América-MG). Edilson, Lucas Mineiro e Roger (Ponte Preta).

RENDA – R$ 26.342,00.

PÚBLICO – 5.845 pagantes.

LOCA – Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG).