esportes

ITF anuncia suspensão e nega acesso a Nastase a torneios de Grand Slam

Uma das lendas do tênis mundial, o romeno Ilie Nastase foi suspenso de forma provisória pela Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês), neste domingo. Ele ficará impedido de comparecer a eventos organizados pela entidade, como os torneios de Grand Slam, devido aos insultos que proferiu contra membros da equipe da Grã-Bretanha, no sábado, em duelo da Fed Cup, na cidade romena de Constanta.

Seguindo o regulamento da Fed Cup, a ITF decidiu vetar a presença do ex-número 1 do mundo em qualquer evento da competição. E negou ainda o acesso e a credencial do ex-tenista a qualquer torneio organizado pela entidade, como as quatro competições de Grand Slam. A punição é provisória e vale até o fim da investigação que está sendo conduzida internamente pela ITF.

Nastase, de 70 anos, foi expulso do local onde está sendo disputado duelo pela repescagem do Grupo Mundial II, entre a Romênia e Grã-Bretanha, no sábado, após realizar comentários considerados abusivos contra a tenista britânica Johanna Konta, o que levou a arbitragem até a suspender temporariamente uma partida.

Ele também insultou uma jornalista britânica presente ao confronto em Constanta, um dia depois de aparentemente ter feito comentários ofensivos sobre a gravidez anunciada recentemente por Serena Williams – recentemente, Nastase também acusara publicamente a norte-americana de doping, sem oferecer qualquer evidência.

A confusão teve início no sábado durante a partida entre Konta e a local Sorana Cirstea. Nastase teria proferindo palavrões contra Konta, a capitã de Grã-Bretanha Anne Keothavong e o árbitro do jogo. Acabou sendo expulso da partida.

O ex-atleta romeno também foi acusado de insultar a jornalista Eleanor Crooks. Ele a chamou de “estúpida” por causa de matéria publicada por ela na qual transcrevia declarações de Nastase sobre Serena Williams.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo