Nem tudo estará pronto quando o estádio do Corinthians em Itaquera for inaugurado no final do ano. Um dos itens que vai faltar, e que a Fifa julga como de suma importância, são os telões de alta definição que ficarão dentro do estádio. Segundo Sergio Baptista da Costa, gerente nacional de projetos e soluções da Osram, a data de colocação ainda não está definida. “Está para o primeiro semestre do ano que vem. Esse é o plano original, mas não temos datas. São quatro telões, dois voltados para dentro do estádio e dois para fora”, conta.

continua após a publicidade

Esses telões possuem altíssima definição. Eles têm 30 metros de comprimento por 7,5 metros de altura, sendo que os dois voltados para dentro contam com uma resolução maior, de 7 mm por pixel – os de fora têm 20 mm por pixel. Outro detalhe que pode atrapalhar um pouco os planos do Corinthians é que, com a colocação das arquibancadas móveis atrás dos gols, os locais onde ficarão os telões talvez tenham de ser mudados. “Pode ser que tenhamos de fazer um arranjo intermediário”, diz.

Deixar a colocação dos telões somente para 2014 é também uma forma de Corinthians e Odebrecht economizarem um pouco, pois até agora não ocorreu a liberação do financiamento de R$ 400 milhões do BNDES, ou seja, a obra está sendo custeada por empréstimos da Odebrecht, nos quais o clube tem de pagar os juros. Ainda não se sabe se outros itens serão deixados também para 2014, o que faria com que o estádio fosse entregue com alguma diferença em relação ao plano original de obras.

Além dos telões, a Osram também está encarregada do fornecimento de iluminação interna e externa e do telão da fachada de led. Durante a festa de aniversário do Corinthians no estádio, no mês passado, foi feito um teste em 17 das 44 colunas do telão de led que ocupa toda a fachada do estádio, com 170 metros de comprimento por 20 metros de altura. “Ele está totalmente instalado. São mais de 1.300 painéis de vidro e 2.600 conexões. Aí tem de multiplicar isso pelo número de cabos e uma série de revisões precisa ser feita”, explica Sergio Baptista da Costa.

continua após a publicidade

Ele lembra que é um trabalho muito grande e que muitos testes parciais já foram feitos, com a utilização de parte do telão para exibir conteúdos. “É uma obra super importante, pois esse telão da fachada é algo inédito e customizado, é nosso expertise. Isso requer esforço em toda cadeia, pois um projeto desse nível envolve coordenação em vários aspectos”, conclui o executivo, garantindo que o teste final deve ser feito só no final do ano. “Para vermos 100% do telão deve levar mais uns dois meses.”