Nathalie Moellhausen esteve na equipe italiana nos Jogos de Londres, em 2012, e vai voltar à Olimpíada para defender um país diferente no Rio. Neste domingo, a Federação Internacional de Esgrima (FIE) confirmou que, agora competindo pelo Brasil, Nathalie está garantida nos Jogos Olímpicos do Rio na espada.

continua após a publicidade

Neta de brasileiros, Nathalie, de 30 anos, cresceu na Itália e, por aquele país, foi medalhista de bronze no individual no Mundial de 2010. Um ano antes, ganhou o ouro por equipes. Nos Jogos de Londres, entretanto, não foi escolhida para ser uma das três italianas na chave individual e, incomodada, optou por mudar de nacionalidade esportiva.

Como tinha a cidadania brasileira desde nascença, não teve empecilhos para passar a defender o Brasil e logo se tornou a melhor esgrimista do País. Neste domingo, chegou às oitavas de final do Grand Prix de Budapeste, na Hungria, último evento válido para o ranking olímpico.

continua após a publicidade

No 12.º lugar do ranking mundial, garantiu-se com alguma tranquilidade nesta que será sua primeira Olimpíada na chave individual. O Brasil não se classificou por equipes, mas pode optar por usar dois ou três dos seus oito convites para formar um time, que poderia competir só com três atletas – Nathalie e mais duas.

Número 23 do ranking mundial do sabre (17.º com os descartes), Renzo Agresta também fatalmente vai se classificar para os Jogos Olímpicos. Além dos 24 primeiros, classificam-se os dois melhores por continente e ele tem grande folga sobre os rivais. A última competição será o Grand Prix de Seul, no próximo fim de semana.

continua após a publicidade

No florete masculino, o Brasil conquistou uma inédita classificação para ter equipe completa no Rio-2016, o que permite ao País inscrever quatro atletas na competição por equipes e três na chave individual. Ghislain Perrier (em 46.º lugar), Heitor Shimbo (51.º), Guilherme Toldo (53.º) e Fernando Scavasin (137.º) brigam pela convocação.

O Brasil ainda participa do Pré-Olímpico continental, em abril, na Costa Rica, brigando pelas vagas em jogo: uma em cada naipe na espada e no florete e duas por naipe no sabre. Só depois disso é que definirá como vai utilizar seus oito convites.