Na repetição da final da Copa do Mundo de 2006, a Itália voltou a superar a França. Nesta terça-feira (17), a equipe dirigida por Roberto Donadoni apresentou um bom futebol e venceu por 2 a 0. Com isso, a Itália ficou na segunda colocação no Grupo C e se classificou para as quartas-de-final da Eurocopa.
Com a defesa funcionando bem e apostando nos lançamentos para Luca Toni, a seleção italiana foi superior a França no primeiro tempo. Para piorar a situação dos franceses, Ribery deixou a partida logo no início, machucado.
Depois de perder chances com Luca Toni e Panucci, a Itália abriu o placar aos 25 minutos. Toni foi derrubado por Abidal na grande área. O francês foi expulso e Pirlo cobrou bem o pênalti, colocando a Itália em vantagem. A equipe continuou melhor e perdeu outras três grandes chances com De Rossi, Toni e Pirlo.
O segundo tempo foi mais equilibrado e a Itália definiu o confronto aos 17 minutos. De Rossi cobrou a falta, a bola desviou em Henry, enganando o goleiro Coupet. Depois disso, a França pressionou, mas não conseguiu diminuir. A melhor chance foi uma finalização de fora da área de Benzema, defendida por Buffon. Já nos descontos, Luca Toni acertou a trave francesa.