O técnico Marcello Lippi escalará uma seleção italiana completamente modificada para a partida contra o Chipre, na quarta-feira, pela última rodada das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2010. A Itália já tem vaga assegurada na África do Sul, como campeã do Grupo 8.

continua após a publicidade

“Prometi ao time que trocaria os 11 titulares que jogaram em Dublin [no empate por 2 a 2 com a Irlanda, que garantiu a vaga], e estou mantendo minha palavra. Não espero que os jogadores estejam entrosados, mas quero vê-los se esforçando”, disse o treinador.

A mudança na escalação é uma estratégia de Marcello Lippi para avaliar jogadores que não têm jogado com frequência pela seleção. O treinador também dará chance a atletas que voltam de lesões e precisam de ritmo de jogo

No gol, a vaga de Buffon é disputada por Morgan De Sanctis, do Napoli, e Federico Marchetti, do Cagliari. A defesa terá Fabio Cannavaro – que não enfrentou a Irlanda porque estava machucado -, Davide Santon, Salvatore Bocchetti e Alessandro Gamberini.

continua após a publicidade

À frente dos zagueiros, jogarão Gennaro Gattuso e Simone Pepe. Gaetano D’Agostino, da Udinese, será o meia-armador, com Giuseppe Rossi e Fabio Quagliarella mais adiantados. O atacante de área será Alberto Gilardino, autor do segundo gol no empate com a Irlanda, que colocou a Itália no Mundial.