A Itália voltou a decepcionar na Eurocopa. Nesta sexta-feira (13), a campeã mundial não passou de um empate por 1 a 1 com a Romênia, em, Zurique, pela segunda rodada do Grupo C da competição. O resultado, que poderia ter sido pior caso os romenos não perdessem um pênalti, complica os italianos na luta por uma vaga às quartas-de-final.

continua após a publicidade

As duas seleções entraram em campo precisando de um bom resultado, após estréias fracas. Na primeira rodada, a Itália foi surpreendida pela Holanda por 3 a 0, enquanto os romenos fizeram a única partida sem gols do torneio até o momento, diante da França.

No primeiro tempo, a necessidade de vencer a partida levou as duas equipes ao ataque, mas nenhuma conseguiu abrir o placar. A melhor chance foi dos romenos, aos 20 minutos, quando o capitão Chivu cobrou falta na trave. Aos 46, Luca Toni teve um gol legal anulado por impedimento.

A segunda etapa começou com os italianos atacando, mas foi a Romênia que abriu o placar. Aos 10 minutos, o lateral Zambrotta tentou atrasar a bola para o goleiro Buffon, mas o atacante Adrian Mutu antecipou-se e tocou na saída do arqueiro.

continua após a publicidade

Os italianos reagiram no minuto seguinte. Depois de escanteio cobrado por De Rossi, Chielini cabeceou para a pequena área e Panucci tocou para o gol, sem chances para Bogdan Lobont.

Aos 36 minutos do segundo tempo, os autores dos dois gols da partida encontraram-se na área italiana, e Panucci derrubou Mutu. O árbitro Tom Henning Ovrebo marcou pênalti. Mutu cobrou e Buffon defendeu, primeiro com a mão, depois com o pé, garantindo o empate para os italianos.

continua após a publicidade

Com o resultado, a Itália vai a um ponto no Grupo C, e os romenos ficam com dois. Holanda, líder com três, e França – que tem um – jogam às 15h45 desta sexta-feira. Na última rodada, Itália e França reeditam a final da Copa do Mundo de 2006, e a Holanda enfrenta a Romênia.